Seminário de Física - Ecologia Urbana: biodiversidade, serviços dos ecossistemas e soluções baseadas na natureza

O Seminário de Física intitulado de "Ecologia Urbana: biodiversidade, serviços dos ecossistemas e soluções baseadas na natureza" vai ter lugar no dia 14 de março de 2024, às 14 horas, no Auditório A do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Orador: Pedro Pinho (Departamento de Biologia Vegetal e CE3C, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

Abstract:

Embora as cidades sejam locais de grande desenvolvimento humano, a urbanização causa alterações ambientais, incluindo a poluição atmosférica e a ilha de calor urbana.
Uma das soluções para adaptar as cidades a estes desafios são as soluções baseadas na natureza. Estes instrumentos, como parques e lagos, fornecem serviços dos ecossistemas como a regulação da qualidade do ar e do microclima, e são suportadas pela biodiversidade local. Ao mesmo tempo a biodiversidade urbana é influenciada pelo ambiente urbano. Neste seminário serão apresentadas diversas soluções baseadas na natureza que contribuem para a regulação climática, das cheias e da qualidade do ar, e a forma como a sua biodiversidade, medida através de diferentes formas, fornece serviços de ecossistemas que ajudam na adaptação das cidades aos desafios ambientais.