Seminário - Inovações na Educação: Realidade Aumentada e Inteligência Artificial Generativa

A Aula Cavila, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e o Grupo de Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL), vão organizar no dia 21 de novembro de 2023, pelas 16 horas, o Seminário - "Inovações na Educação: Realidade Aumentada e Inteligência Artificial Generativa".

A educação está a passar por uma transformação acelerada, impulsionada pela tecnologia e pela necessidade de adaptar os métodos de ensino às exigências do século XXI. No centro dessa transformação, a Inteligência Artificial Generativa emerge como uma ferramenta revolucionária para criar experiências de aprendizagem personalizadas e eficazes. A primeira intervenção deste seminário destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial Generativa na educação, apresentando estratégias inovadoras e exemplos concretos de materiais educativos gerados por esta tecnologia.

Neste seminário, exploraremos ainda a utilização de Realidade Aumentada em contextos educativos, tendo em vista a construção de experiências de aprendizagem imersivas e envolventes. A segunda intervenção centra-se nos desafios e oportunidades que advêm da integração da Realidade Aumentada em contextos educativos, com base no inspirador programa "Realidade Aumentada nas Escolas", que tem revolucionado o ensino no Brasil.

Em conjunto, refletiremos sobre do potencial que estas inovações podem ter na criação de experiências de aprendizagem mais personalizadas e eficazes, procurando inspirar os presentes para a utilização destas tecnologias em contexto educativo.

Oradores:

• Alejandro Héctor Gonzalez, Diretor Geral de Educação a Distância e Tecnologias da Universidade Nacional de La Plata (Argentina)

• Alexandre Marino Costa, Autor do projeto Realidade Aumentada nas escolas (Brasil)

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.