Simpósio Virtual em Tecnologia, Inovação e ConheciMento em SaúdE (Time): o futuro da formação

No âmbito do Conselho Técnico Científico (CTC) aberto à comunidade, o CTC da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promove no dia 11 de abril de 2022, o Simpósio Virtual em Tecnologia, Inovação e ConheciMento em SaúdE (Time): o futuro da formação.

Atualmente assistimos a um desenvolvimento científico e tecnológico sem precedentes. O desenvolvimento recente de áreas do saber e tecnologias como a tecnologia móvel, a inteligência artificial, ‘Machine Learning’, monitorização remota, ‘Wearables’ inteligentes, a análise de ‘Big Data’ (entre outros) ganha uma especial importância quando aplicadas à saúde. Recentemente, a pandemia COVID-19 mostrou que a implementação destas tecnologias acelera a resolução de problemas, reduz incertezas e conduz ao início de um novo paradigma.

Neste novo cenário é TEMPO/TIME de refletir quais as novas competências, conhecimentos científicos e tecnologias digitais, que os profissionais da saúde devem possuir para responder aos novos desafios; e como se deverá desenhar a formação daqueles profissionais.

Este simpósio, que conta com a participação de oradores de relevo nestas áreas, será uma oportunidade de reflexão e debate sobre estas mudanças tecnológicas e científicas da última década, o impacto na formação nas áreas da saúde a curto e médio prazo.

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória!

11 de abril (Segunda-feira)
14h00 Abertura
14h15 Helena Soares - ESTeSL-IPL

Hugo Marques - SIEMENS HEALTHCARE (Digital Health)