Passar para o conteúdo principal
XVI Congresso SPCE

O XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), organizado pela SPCE e a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), vai decorrer entre os dias 15 e 17 de setembro de 2022 no Campus de Benfica do IPL e online.

Educação e Cidades
Tempos, espaços, atores e culturas

“Cidade” remete para conceitos como cidadania, cidadão e civilização. Por seu lado, “polis” (cidade) e “politikos” (da cidade), originaram a palavra “política”. A cidade é locus de afirmação da cidadania, enquanto condição que permite aos cidadãos participarem da vida política, nos assuntos da “polis” e é um espaço público de educação, um ponto de encontro e de interação social, em que a educação é uma responsabilidade coletiva, um bem-comum.
A complexidade, a heterogeneidade e a diversidade são caraterísticas das cidades, que constituem desafios para a educação formal e não formal. O património, as culturas e as identidades pessoais e coletivas construídos nas cidades são domínios que questionam e condicionam a formação, a investigação em Educação, as políticas e as organizações educativas.
As linhas temáticas deste XVI Congresso da SPCE e os conceitos e áreas disciplinas que lhes estão subjacentes têm como pano de fundo, objeto de análise, reflexão e debate, esta relação entre educação e cidades, que “pode ser vista a 3 níveis: a educação na cidade; a educação da cidade; a educação pela cidade” (Barroso, 2018)."

Mais informações