Passar para o conteúdo principal

Candidaturas "Prémio Arte chegou ao Colombo"

Image
prémio a arte chegou ao Colombo

 

O prémio destina-se a artistas emergentes, maiores de 18 anos, de forma individual ou organizados em grupo, portugueses ou residentes em Portugal com um trabalho expositivo não superior a 10 anos.

O “Prémio A Arte Chegou ao Colombo” é promovido pelo Centro Colombo e coorganizado pela State of the Art.  As obras de arte são avaliadas por um júri constituído pelos representantes dos parceiros do Prémio: Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Fundação D. Luís I, Museu Coleção Berardo, Museu Nacional de Arte Antiga e Museu Nacional de Arte Contemporânea.

O objetivo principal é incentivar os artistas participantes a criar uma obra de arte cujo denominador comum seja “Alterações Climáticas e Sustentabilidade”.

O Prémio tem periodicidade bianual e está aberto a todas as modalidades de artes plásticas e visuais.

As candidaturas devem ser submetidas, em formato digital, até 30 de novembro de 2022. Após a aprovação da candidatura e posterior avaliação técnica, realizada pelos organizadores, o júri seleciona até 10 trabalhos, que vão ser divulgados online, nas redes sociais do Centro Colombo, assim como na Exposição de Finalistas a decorrer em 2023 na Fundação D. Luís I. (Centro Cultural de Cascais).

De entre os candidatos finalistas, é eleito um vencedor, cujo trabalho seja considerado uma proposta criativa e inovadora no contexto nacional e internacional.

O público vai ter a oportunidade de votar na proposta finalista favorita através do sítio da internet. Através da votação pública, apurar-se-á a proposta mais votada que terá um peso de 40% no apuramento do resultado final. O voto do júri tem um peso de 60% no apuramento do resultado final. A proposta com mais votos é considerada vencedora do prémio.

Cada finalista selecionado, individual ou coletivo, recebe 1000€, acrescidos de IVA, para apoio à produção do trabalho e sua apresentação na exposição de finalistas.

O vencedor do prémio recebe 10 000€, acrescidos de IVA.

Tratando-se de um Prémio de Aquisição, a obra vencedora passa a integrar a coleção de arte do Centro Colombo.

Mais informações