Passar para o conteúdo principal
clic ipl

FAQ

main-content
main-content
Como são feitas as candidaturas?
 

As candidaturas são semestrais e feitas online. O procedimento está disponível na página de cada curso.

 
Quem pode estudar no CLiC-IPL?
 

O CLiC-IPL disponibiliza vários cursos não só para a comunidade IPL, mas também para o público externo à Instituição.

 
Quando funcionam os cursos?
 

Os vários cursos seguem os semestres letivos do ensino superior: entre setembro e janeiro e entre fevereiro e junho. Para além disso, há cursos de verão que decorrem essencialmente em julho. Pode haver ainda outras formações noutras datas.

 
Qual é a duração dos cursos?
 

O número de horas pode variar consoante o curso:

  • Curso de 60 horas – 4 horas semanais
  • Curso de 40 horas  - 5 horas semanais
  • Curso de 30 horas – 3 horas semanais 
  • Curso de 30 horas – 15 horas semanais (cursos de verão)

 

Pode ainda haver cursos com duração diferente.

 
Qual é o preço dos cursos?
 

Os cursos têm diferentes preços, consoante a sua duração, a língua e o público. Os valores podem ser consultados na própria página do curso ou no separador relativo a informação académica.

 
Como posso saber o meu nível de conhecimentos de uma língua?
 

Se não tem qualquer conhecimento da língua que pretende estudar, inscreve-se no nível A1 ou A1.1, dependendo da língua. Se já tem conhecimentos, adquiridos através de outra instituição, tem de entregar uma cópia do seu certificado. Se tem conhecimentos e não têm certificados, deve fazer o teste de colocação de nível.

 
A frequência dos cursos dá um certificado?
 

Sim, no final do curso pode solicitar o respetivo certificado de frequência ou conclusão, desde que tenha completado o curso com sucesso. De acordo a tabela de emolumentos do IPL, publicada pelo Despacho nº 3719/2021, de 12 de abril, à emissão do certificado de nível de participação (30 horas) ou conclusão (60 e 40 horas), é devido o valor de 11,00 euros.

 
O CLiC certifica os créditos ECTS?
 

Não. O CLiC não é uma instituição do Ensino Superior. É da competência dos órgãos das instituições de Ensino Superior, normalmente o Conselho Científico, creditar a formação extracurricular. Caso pretenda que sejam atribuídos créditos ao curso que fez, tem de entregar um pedido de creditação na sua instituição de Ensino Superior, juntando o certificado como comprovativo da conclusão do nível de língua. Os cursos de 60h do CLiC são creditáveis com 6 ECTS e os de 40 horas com 4 ECTS.

 
Há data limite para efetuar o pagamento dos cursos?
 

Sim. A informação está disponível na página do respetivo curso. Pode haver penalizações no caso de atrasos no pagamento.

 
Todos os cursos abrem obrigatoriamente?
 

Geralmente, sim, mas pode haver situações em que não há um número suficiente de alunos, pelo que o curso poderá não abrir. Todas as informações são dadas atempadamente.

 
Em que formato vão decorrer as aulas em 2021/2022?
 

1.º semestre
Dada a evolução favorável da situação da pandemia em Portugal, nomeadamente a diminuição do índice de transmissibilidade e o elevado rácio de cidadãos com vacinação completa contra o COVID-19, estão reunidas condições para um retomar do normal funcionamento da atividade letiva no CLiC. Assim, as aulas serão presenciais, naturalmente, desde que garantido o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde compete.


2.º semestre
Devido à situação de instabilidade no desenvolvimento da pandemia, os cursos do 2º semestre serão lecionados em regime misto: 50% presencial e 50% online, cumprindo, nas aulas presenciais, todas as regras de segurança recomendadas pelas autoridades competentes.