Banner CLiC-IPL

Oficinas de Língua Portuguesa 2023/2024

main-content

As vírgulas atrapalham-te? Tens dúvidas se sabes citar ou estás a plagiar?

Numa perspetiva de integração e acompanhamento dos estudantes ao longo do seu percurso académico, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível da língua portuguesa da comunidade académica, o Politécnico de Lisboa e o CLiC-IPL vão promover 10 oficinas online, focando diferentes conteúdos, com a duração de 2 horas cada uma.

Tendo sido identificadas dificuldades no domínio da língua portuguesa, e tendo em conta as implicações dessas dificuldades no sucesso académico dos estudantes, o objetivo deste conjunto de oficinas é contribuir para diminuir esses efeitos. Assim, pretende-se desenvolver o domínio da escrita académica do português europeu, bem como o domínio da oralidade, dando igualmente ênfase às áreas críticas da língua portuguesa.

Calendarização das Oficinas de Língua Portuguesa

Oficina Conteúdo Data Horário
Oficina 1 Vírgulas e outros sinais de pontuação 08 de abril 18h-20h
Oficina 2 Acentos e outras questões de ortografia 15 de abril
Oficina 3 Áreas críticas da língua portuguesa 22 de abril
Oficina 4 Frase, parágrafo, texto 29 de abril
Oficina 5 Etapas do processo de escrita 06 de maio
Oficina 6 Elaboração de resumos e sínteses 13 de maio
Oficina 7 Elaboração de documento de suporte (powerpoint/prezi…) 20 de maio
Oficina 8 Apresentação oral formal 27 de maio
Oficina 9 Normas para trabalhos académicos 03 de junho
Oficina 10 Normas para trabalhos académicos 17 de junho

As oficinas online têm a duração de 2 horas.
Os estudantes podem inscrever-se em uma ou mais oficinas.

Gratuito para os estudantes do Politécnico de Lisboa

Comunidade Externa - 20€ - cada oficina/ 100€ - 10 oficinas

Link para inscrição: https://forms.gle/7YaB9vU3FCkRsXFE9

Após submissão do formulário de inscrição, será enviado o link para participar na(s) oficina(s) em que se inscreveu. No caso de ser externo, será enviado o link após efetuar o pagamento.

Mais informações: clic@clic.ipl.pt

O projeto das Oficinas de Língua Portuguesa resulta de um trabalho conjunto entre o Politécnico de Lisboa (IPL) e o Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (CLiC-IPL), no âmbito do programa financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) “Fazemos a diferença@IPL” - Ref. n.º DGES-PPSRAES-16