Passar para o conteúdo principal
imagem de um grupo de candidatos com os braços no ar

Feiras Educativas

main-content

Ainda que as redes sociais ganhem espaço na atividade da comunicação do Politécnico de Lisboa, privilegiar o contacto pessoal com os candidatos ao ensino superior, continua a ser a aposta do Politécnico de Lisboa. Promover a marca, difundir uma imagem una e dar a conhecer a diversidade da oferta formativa através da criação de um espírito identitário, estão na base de ações estratégicas desenvolvidas pela instituição, tais como a participação na Futurália (maior certame de oferta formativa do país).

A Futurália é o maior evento de educação, formação e empregabilidade em Portugal, realizada, anualmente, no espaço da Feira Internacional de Lisboa, com o objetivo de desafiar os jovens visitantes, de norte a sul do país, a saber mais sobre as suas opções de futuro, a nível académico e profissional.

O Politécnico de Lisboa tem marcado, desde o início, presença naquele que é o maior certame de oferta educativa do país, num stand que reúne as 6 escolas e 2 institutos superiores que o constituem, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.

 

 

O IPL privilegia este certame, onde estudantes do ensino secundário de todo o país, procuram saber mais sobre as escolhas quanto ao futuro académico e profissional e por isso, para além das escolas e institutos superiores, dá lugar à presença dos Serviços de Ação Social do IPL, Grima - Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica, CliC IPL - Centro de Línguas e a FAIPL - Federação Acacémica do IPL.

No espaço do IPL, o trabalho de equipa resultante de staff docente e não docente e estudantes permite prestar todos os esclarecimentos quanto à oferta formativa, atividades extracurriculares, atribuição de bolsas de estudo, vantagens do Programa Erasmus+ e modalidades desportivas.

Presença habitual no stand, é o carro Formula Student, veículo elétrico desportivo desenvolvido por estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

A equipa do programa E2 da Escola Superior de Comunicação Social assegura, em cada ano, a cobertura jornalística e audiovisual do evento, através de um estúdio disponibilizado para o efeito. Em 2019, a equipa da ESCS, esteve, ao longo dos quatro dias de feira, no stand do IPL, acompanhando a várias atividades e promovendo interação com os visitantes.

As Escolas Superiores de Dança e de Música de Lisboa garantem, em cada edição, atuações artísticas que permitem aos visitantes conhecer o potencial de cada uma. A Escola Superior de Teatro e Cinema, assegura, um espaço dedicado à caracterização de personagem ao vivo.

Anualmente, são dezenas as atividades que o Politécnico de Lisboa promove e coordena no espaço da Futurália, permitindo aos visitantes, não só conhecer a oferta formativa, mas também experienciar alguns dos cursos, com o apoio de estudantes e professores.

O ambiente académico é transposto para a FIL, com o colorido e a animação das Tunas Académicas que animam o stand do Politécnico de Lisboa.

Em 2019 passaram pela Futurália mais de 80 mil pessoas, que visitaram os mais de 500 expositores e empresas com oferta formativa nacional e internacional.