Passar para o conteúdo principal
imagem de dois estudantes a sorrir na Escola Superior de Educação de Lisboa

Conta@ipl.pt

main-content
main-content

A utilização do e-mail institucional é a via mais prática e frequente, nos dias de hoje, para a comunicação, interna e externa, na comunidade académica, permitindo a identificação imediata da instituição de origem.

Para além de aumentar a notoriedade e afirmar a cultura organizacional, o uso do e-mail institucional estabelece relações de confiança entre os vários parceiros e públicos.

A todos os membros da comunidade académica do Politécnico de Lisboa é atribuído um e-mail institucional, através do qual é feita a comunicação oficial dentro da instituição. A correspondência transmitida por via eletrónica tem o mesmo valor da trocada em suporte de papel [DL n.º 135/99, de 22 de Abril].

É por isso importante que cada utilizador use e verifique com frequência a caixa de e-mail institucional. Através do e-mail institucional pode ainda ser obtido acesso à rede sem fios, disponível em todos os polos das unidades orgânicas e, em instituições congéneres nacionais e internacionais e ao Portal Académico. Outra vantagem é a disponibilização gratuita do Office 365 Educação, resultante do acordo campus entre o Politécnico de Lisboa e a Microsoft . O acordo contempla: utilização de Office Online (Word, PowerPoint, Excel e OneNote); instalação das aplicações do Office no seu equipamento e armazenamento na "nuvem" através do serviço OneDrive. 

Os estudantes, para criarem, reativarem ou recuperarem a palavra-chave do e-mail devem estar inscritos no presente ano letivo ou no anterior.
Os docentes e funcionários devem dirigir-se ao responsável pela gestão das caixas de correio das entidades orgânicas e solicitar a operação em questão.

 

Onde obter a senha de ativação?

Poderá obter uma senha de ativação presencialmente e mediante apresentação de documento de identificação junto dos serviços da escola.
Antes de se deslocar a qualquer dos serviços para suporte presencial, confirme que os mesmos o poderão atender.
Devido as restrições de funcionamento durante a pandemia, muitos dos serviços só atendem presencialmente com agendamento prévio!

  • ESCS: Gabinete de informática, piso -2, junto à reprografia
  • ESELx: Centro de Informática ou Sala 203
  • ESML: Serviços académicos, piso 0, sala 0.54 ou 0.56
  • ESTC: Serviços académicos – sala 242
  • ESTeSL: Gabinete de informática, piso 0, sala 0.57
  • ISCAL: Serviços académicos
  • ESD e ISEL: IPLNet, Edifício A, piso 1, sala A.1.12 (disponível para os alunos de todas as escolas)

 

Em alternativa, se não for viável a deslocação ao local indicado, poderá enviar o pedido de uma senha de recuperação de acesso para helpdesk@net.ipl.pt, o pedido deverá incluir um documento em formato PDF explicando o pretendido e este documento deverá ser digitalmente assinado com o Cartão de Cidadão ou com a Chave Móvel Digital

Mais informações