Passar para o conteúdo principal
imagem de cinco estudantes internacionais

Descobrir o IPL

main-content

No início de cada semestre, o Grima, em cooperação com cada Unidade Orgânica, organiza um dia de acolhimento especialmente dedicado aos estudantes estrangeiros a estudar no Politécnico de Lisboa. Durante esta iniciativa os estudantes participam num conjunto de atividades variadas de cariz académico, informativo, social e cultural.  Neste contexto, ficarão a conhecer as equipas dos Gabinetes Internacionais, os coordenadores académicos e os restantes estudantes estrangeiros.

 

Welcome IPL

No início de cada ano letivo, o Politécnico de Lisboa dá as boas-vindas aos mais de 2500 estudantes que entram no 1.º ano de licenciatura, onde se incluem os estudantes internacionais. Esta é uma forma de promover a integração dos novos estudantes na comunidade académica e dar a conhecer a dimensão da instituição.

Desta iniciativa, fruto de uma parceria entre o Politécnico de Lisboa, a FAIPL - Federação Académica do IPL e as Associações de Estudantes, fazem parte mensagens de boas-vindas, momentos musicais e espaço de restauração.

 

Associações de Estudantes

Em cada Unidade Orgânica há uma Associação de Estudantes, responsável por representar os estudantes dessa instituição, defender os seus interesses junto dos órgãos de gestão e promover atividades desportivas e lúdicas.

 

FAIPL

A Federação Académica do IPL tem como objetivo, aproximar cada vez mais as Associações de Estudantes e os estudantes do Politécnico de Lisboa. A defesa dos interesses e direitos dos estudantes e das Associações de Estudantes, uma maior formação dos dirigentes associativos, o aumento da qualidade formativa, a intervenção nos diversos órgãos de política educativa, um grande espírito de solidariedade, a promoção de atividades culturais, desportivas e uma melhoria dos serviços de ação social são a prioridade da desta estrutura associativa.

Assim, os estudantes do IPL e as Associações de Estudantes do IPL podem contar com a FAIPL para um ensino politécnico e para um Politécnico de Lisboa, cada vez mais apelativo e com as melhores condições educativas de Portugal.

 

Alimentação

Os Serviços de Ação Social do IPL, asseguram, com as unidades alimentares, o fornecimento de refeições aos estudantes que frequentam as Unidades Orgânicas do IPL.

A refeição padrão, servida nas unidades alimentares, é composta por sopa, prato principal (carne, peixe ou ovolactovegetariano à escolha), sobremesa (fruta, doce ou iogurte à escolha), bebida (um copo de sumo, leite, água ou chá, à escolha) e pão.

 

Bibliotecas

Cada Unidade Orgânica dispõe de uma Biblioteca, na qual podem ser consultadas bibliografias referentes à área formativa da instituição. Estes espaços prestam um apoio científico, pedagógico e de investigação nos domínios da informação e da documentação. Têm como missão proceder à recolha, tratamento, organização, difusão e preservação dos recursos informativos.

 

CLIC IPL - Centro de Línguas e Cultura

O Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, CLiC-IPL, é uma unidade do IPL, sem personalidade jurídica, de apoio pedagógico, cultural, científico, e de prestação de serviços, em áreas específicas. O CLiC-IPL tem como missão a organização de cursos de línguas, em regime de complementaridade à oferta formativa da instituição, e a promoção de atividades culturais complementares, em articulação com as Unidades Orgânicas do IPL.

O CLIC IPL organiza cursos de Língua Portuguesa em duas modalidades: curso intensivo a realizar antes do início do semestre ou curso normal a realizar durante o semestre implicando a frequência do curso o pagamento de anuidade.