Mensagem do Presidente do Politécnico de Lisboa

Elmano Fonseca

Hoje publicamos uma edição especial da nossa Newsletter, evocativa do 36.º Aniversário do Politécnico de Lisboa.

As condições objetivas da situação sanitária do país não nos permitem, ainda, retomar, com segurança, as nossas usuais comemorações. Esperamos para o próximo ano celebrar em conjunto e, presencialmente, esta data.

Dos 36 anos de atividade do Politécnico de Lisboa, os últimos dois foram particularmente desafiantes para toda a comunidade académica. Quero aproveitar esta oportunidade para reconhecer e agradecer, mais uma vez, o trabalho de todos os colegas docentes, não docentes e estudantes, nomeadamente as estruturas associativas, que, com o seu empenho e engenho, contribuíram para garantir as atividades programadas, apesar de todos os constrangimentos.

Em 2022, estamos a exercer, em pleno, a nossa missão em regime presencial. Com base no modelo de congregação entre diferentes estruturas organizacionais com missões complementares, que caracterizam o IPL - Escolas, Serviços da Presidência, Serviços de Ação Social, Serviços de Saúde Ocupacional e o Centro de Línguas e Cultura, trabalharemos em conjunto para tornar o Politécnico de Lisboa mais conhecido e, sobretudo, reconhecido, na academia e na sociedade.

Este objetivo será alcançado com o envolvimento de toda a nossa comunidade, honrando o legado dos que nos antecederam e perspetivando ambiciosos caminhos de desenvolvimento, complementares ao ensino, dos quais destaco: a investigação, a internacionalização e a prestação de serviços à comunidade. Neste âmbito, o Projeto Next Level Higher Education for All@ Politénico de Lisboa, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é uma oportunidade para promover investimentos, e incrementar o nosso crescimento.

Com esta visão de futuro, continuaremos a trabalhar diariamente para a construção de uma instituição de referência nas artes, ciências empresariais, comunicação, educação, engenharia e saúde, cumprindo a nossa missão e dando o nosso contributo ao desenvolvimento do país.

Por fim, um merecido reconhecimento do Conselho Geral do IPL e, muito especialmente às individualidades cooptadas que o integram, pela disponibilidade e contributos dados ao desenvolvimento do Politécnico de Lisboa.

Elmano Margato

Presidente do Politécnico de Lisboa