A marca é o conjunto visual e conceptual da identidade corporativa da Universidade Politécnica de Lisboa. A adoção da nova designação resulta da entrada em vigor do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) (Lei n.º 32/2026, de 20 de julho), que permite esta alteração às instituições que reúnam os requisitos legalmente definidos. A atribuição de acreditação institucional plena pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) confirmou que o Politécnico de lisboa cumpriu os requisitos exigidos, reconhecendo a maturidade institucional e o trajeto percorrido. Esta alteração reforça o posicionamento da instituição, mantendo a identidade, os valores e a missão que têm orientado o seu percurso. O logótipo é a expressão mais visível da marca. O símbolo e a tipografia “Universidade Politécnica de Lisboa” dão origem ao logótipo.
Manual de normas
O Manual de Normas Gráficas contém regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Politécnico de Lisboa.
Logótipo da Universidade Politécnica de Lisboa
Versão horizontal

Versão vertical

Versão horizontal para download
Versão vertical para download
Dimensões e margem de Segurança
O logótipo deve aumentar consoante a necessidade de leitura a grande distância do objeto. Não existe limite máximo para a reprodução do logótipo desde que se respeite as proporções do desenho e a área de envolvimento.
Para preservar o logótipo de qualquer outro elemento que esteja próximo e possa impedir ou influenciar a sua leitura e visibilidade foi definida uma área de segurança à sua volta. Na versão horizontal a área equivale a 15mm da altura tem como referência a medida “x”. Na versão vertical a área equivale a 15mm da largura tem como referência a medida “x”.
Recomenda-se que o logótipo não seja reproduzido em tamanho inferior à largura de 70 mm, na versão horizontal e 40 mm na versão vertical.


Dimensões mínimas


Cor da marca
As cores que compõem o logótipo da Universidade Politécnica de Lisboa devem ser reproduzidas o mais fielmente possível. No caso de existir a impossibilidade de impressão com cor direta Pantone, pode ser utilizada a impressão em quadricromia com as percentagens indicadas.
| cor | sistema de cor | referência |
|---|---|---|
Image
| CMYK | 90/11/0/0 |
| Pantone Coated | 299 C | |
| Pantone Uncoated | Process Cyan U | |
| RGB | 0/158/226 | |
| Hex | #009ee2 |
| cor | sistema de cor | referência |
|---|---|---|
Image
| CMYK | 100/75/15/30 - 100/75/0/75 |
| Pantone Coated | 654 C - 655 C | |
| Pantone Uncoated | 288 U - 296 U | |
| RGB | 7/57/110 | |
| Hex | #07396e |
Tipografia da marca
A tipografia utilizada na marca Universidade Politécnica de Lisboa é a fonte Soho Gothic.
Tipografia oficial
A tipografia adotada pela Universidade Politécnica de Lisboa é a fonte Tahoma, pelo que, deve ser a usada em quaisquer comunicações e documentos institucionais.
Fundo de tela
No âmbito das reuniões online (Zoom, Teams, ...), sugere-se a utilização de um fundo de tela institucional