A ocorrência de desastres naturais e tecnológicos, o surgimento de pandemias e o uso de produtos químicos na indústria e na agricultura têm impactos brutais na vida de comunidades inteiras e exigem respostas imediatas e efetivas por parte das autoridades competentes. Esta resposta pressupõe a existência de profissionais multifacetados com conhecimentos e ferramentas próprias e eficazes na gestão de crises e desastres.
A pós-graduação Engenharia e Gestão de Risco de Desastres é um curso inovador no contexto nacional e abrange todas as etapas da gestão do risco de desastres, com especial foco nas perspetivas da engenharia e tecnologia. O seu principal objetivo é formar profissionais altamente qualificados, dotados de conhecimentos e ferramentas específicas para a gestão de crises e desastres. Destina-se a licenciados que atuam nas áreas de engenharia civil, ambiental, geologia, arquitetura, administração pública e planeamento urbano e permitirá aos seus diplomados adquirir competências que os habilitam a desenvolver estratégias eficientes de prevenção, mitigação, avaliação e resposta em situações de emergência e catástrofe.
O curso foi desenvolvido de acordo com as orientações do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, endossado pela ONU.
