A estudante da Escola Superior de Saúde de Lisboa, Catarina Alves Chendo, é a vencedora da 6.ª edição do Prémio de Fotografia e Exposição #Erasmusdays. A fotografia intitulada "Manarola, um postal das Cinque Terre", captada em Itália, Manarola (Cinque Terre, Ligúria), é a vencedora do 1.º prémio, escolhida entre as 101 fotos de 29 candidaturas apresentadas a concurso. O prémio insere-se na iniciativa europeia #Erasmusdays, cujo objetivo é promover o Programa Erasmus+ em todo o mundo.
O júri constituído pela vice-presidente do IPL, Cristina Borges Azevedo, (que preside) e pelos vogais Cristina Marques, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica, Vanessa de Sousa Glória, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL e Paulo Andrade, professor de Fotografia e Especialista da Escola Superior de Educação de Lisboa, definiu a seriação dos candidatos, atribuindo a classificação de acordo com a narrativa, temática, originalidade e qualidade de cada fotografia.
Vencedora
Catarina Alves Chendo | ESSL
Menções Honrosas
Maria Margarida do Carmo Pinto Ribeiro| ESSL
Mª Luísa Geraldes Barba de Melo e Sampaio | ISEL
António Lavadinho Prata | ESCS
O júri decidiu selecionar 30 obras para a Exposição ErasmusDays - IPL 2025, incluindo a obra premiada e as menções honrosas, que vão estar patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, Estrada de Benfica n.º 529, em Novembro de 2025 (data a definir).
O prémio para a melhor fotografia vai ser entregue na inauguração da exposição e corresponde à aquisição, da mesma, por parte do IPL, no valor de 500 €, passando, esta, a integrar o acervo da instituição.
Ata 1 - critérios de avaliação
Ata 2 - resultados
Sobre a iniciativa
O Concurso de Fotografia #Erasmusdays destina-se a estudantes, docentes, pessoal técnico, administrativo e de gestão do IPL, que participem ou já tenham participado de ações de mobilidade Erasmus+, nos últimos 3 anos letivos.
As fotografias dos participantes inserem-se nas temáticas:
Novos países | novas culturas | novas paisagens;
Experiências de vida académica;
Socialização.
Com o Concurso de Fotografia e Exposição #Erasmusdays, o Politécnico de Lisboa junta-se, mais uma vez, à iniciativa global, que decorre em Novembro de 2025, com o objetivo de promover o Programa Erasmus+ junto da comunidade local, nacional e internacional, passando a palavra aos que nunca tiveram uma experiência internacional.
O #Erasmusdays celebra o programa Erasmus+, com várias ações à escala europeia, que promovem a partilha de experiências e dão a conhecer os benefícios que a Europa oferece através do programa europeu de mobilidade internacional.