Notícias Politécnico de Lisboa #65

Mensagem do Presidente
Com o aproximar do final de 2025, é tempo de refletirmos sobre o trabalho desenvolvido neste primeiro ano de mandato. Foi um ano marcado por desafios relevantes e por decisões estratégicas que reforçam o posicionamento do Politécnico de Lisboa no sistema de ensino superior.
Destaco o regresso do IPL ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que reafirma o nosso papel, a nossa voz e a nossa capacidade de intervenção a nível nacional. No plano internacional, consolidámos a participação do IPL em redes da Lusofonia, como a AULP e a FORGES, e na nossa Universidade Europeia, acolhendo no próximo ano a sua conferência anual U!REKA Connects 2026.
Reforçámos a aposta no apoio e na proximidade aos estudantes, reorganizando os Serviços de Ação Social com uma renovada atenção à sua missão. Neste âmbito, foram criados, em todas as Escolas, os Espaços de Apoio ao Estudante, para viabilizar respostas mais próximas e céleres às necessidades dos estudantes, numa abordagem mais integrada ao bem-estar académico. Demos igualmente continuidade aos projetos para reforço da oferta de alojamento estudantil.
Mas o final do ano é também um período onde se perspetiva o futuro. Com o objetivo de pensar estrategicamente o futuro do IPL, o Conselho Geral do IPL iniciou um processo de reflexão aberto a toda a comunidade que prevê a realização de um conjunto de sessões de debate em todas as Escolas. Convidamos todos para participarem na primeira sessão no ISEL, já no dia 5 às 14 horas.
O que foi alcançado beneficiou do empenho, da dedicação e do sentido de missão de toda a comunidade IPL. É esse compromisso coletivo que torna o IPL mais forte, mais próximo e mais inclusivo — e que nos mobiliza para o muito que ainda está por fazer!
Votos de Feliz 2026, com muita Saúde!
Presidente do IPL
António Belo
Festa de Natal do IPL no Teatro Politeama

Mais de 500 membros da comunidade do Politécnico de Lisboa participaram na Festa de Natal da instituição, para assistir ao espetáculo “Hércules — O Musical Heróico” no Teatro Politeama. A iniciativa, organizada pela Casa de Cultura e Recreio do Pessoal do Politécnico de Lisboa (CCRPIPL), destinou-se aos filhos dos trabalhadores docentes e do pessoal técnico, administrativo e de gestão, com idades entre os 3 e os 12 anos.
Jantar de Natal reúne estudantes da Residência Maria Beatriz Ângelo
Os estudantes da Residência Maria Beatriz Ângelo, situada no campus do ISEL, participaram no tradicional jantar de Natal promovido pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS/IPL). No encontro, o presidente do Politécnico de Lisboa sublinhou a importância do sentido de comunidade, sobretudo para os estudantes deslocados das suas famílias. A noite contou ainda com a atuação da Estudantina Académica do ISEL, que ajudou a reforçar o ambiente festivo.
IPL aposta na promoção da saúde mental e bem estar dos estudantes

O Politécnico de Lisboa tem vindo a reforçar as atividades psicoeducativas e alargar a intervenção do SAPE às Escolas, através do projeto PSMBE – Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar dos Estudantes do IPL, financiado pelo Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior. Desde 2024, já foram realizadas mais de 65 atividades com mais de 2.000 participantes e asseguradas 3.396 sessões de acompanhamento psicológico individual.
Há Poesia no IPL
Uma sugestão do Centro de Línguas e Cultura do IPL - CLiC-IPL
Ele perguntou-me:
em que medida é que isso te
marcou?
Eu pergunto-lhe:
Como se mede uma raiz?
André Tecedeiro
Informações
Agenda
O Politécnico de Lisboa (IPL) está a desenvolver três projetos de eficiência energética financiados pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As iniciativas têm como objetivo promover a modernização das infraestruturas, ao tornarem os edifícios mais eficientes e preparados para responder aos desafios futuros.
Carlos Marecos tomou posse como diretor da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), no dia 18 de dezembro de 2025, numa cerimónia realizada no Auditório Vianna da Motta. Licenciado em Composição, o novo diretor inicia um mandato focado na afirmação do projeto académico e artístico da ESML.

Auditório da ESSL