Passar para o conteúdo principal

IPL aposta na promoção da saúde mental e bem estar dos estudantes

Última atualização:
Image
sape

O Politécnico de Lisboa tem vindo a reforçar as atividades psicoeducativas, como estratégia primordial de promoção da saúde mental e do bem-estar junto da sua população estudantil, através do projeto PSMBE – Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar dos Estudantes do IPL, financiado pelo Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior. Submetido pelos Serviços de Ação Social do IPL em dezembro de 2023 e aprovado em março de 2024, o projeto permitiu o reforço de recursos humanos e a expansão das respostas prestadas pelo SAPE – Serviço de Apoio Psicológico e Educativo, com um financiamento de 318.423,60 euros.

Desde o início do projeto, o SAPE passou a desenvolver uma intervenção mais próxima dos estudantes, com polos nas Escolas do IPL, com foco preventivo e promocional, com o desenvolvimento de dinâmicas coletivas que complementam o apoio psicológico individual. Ao longo de 2025, foram realizadas mais de 65 atividades nas várias Escolas do IPL, envolvendo mais de 2.000 participantes, sobretudo estudantes. Paralelamente, foram asseguradas 3.396 sessões de acompanhamento psicológico individual desde março/abril de 2024, garantindo apoio especializado a quem dele necessita.
 

equipa_sape


O projeto tem permitido, também, responder a pedidos de apoio por necessidades educativas específicas, através da realização de entrevistas, reuniões e emissão de pareceres técnicos, apoiando as Escolas na definição das medidas mais adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Entre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se os Petiscos SAPE “Cuida bem de ti”, dinamizados em contexto de sala de aula de estudantes do 1.º ano, com o objetivo de promover hábitos de autocuidado, descanso, equilíbrio entre vida pessoal e académica e estilos de vida saudáveis, criando um espaço de partilha e escuta. Outro eixo prioritário tem sido a literacia psicológica e o combate ao estigma associado aos desafios de saúde mental. Na Escola Superior de Teatro e Cinema, por exemplo, foram promovidas sessões de conversa aberta, como “Será que está mesmo tudo bem? Vamos conversar…” e “Conversa Sobre Saúde Mental”, que incentivam a procura de apoio e normalizam a discussão sobre estas temáticas.

Também a gestão emocional tem sido objeto de trabalho, como sucedeu na oficina “Ordem e caos: o processo criativo e as emoções”, dinamizada na Escola Superior de Educação de Lisboa em articulação com a residência artística de 2025 da Licenciatura em Música na Comunidade.

O projeto integra ainda o Programa Mentori@IPL, que promove o apoio interpares aos estudantes do 1.º ano. No ano letivo de 2025/2026 foi introduzida Formação Contínua de Mentores, focada no desenvolvimento de competências relacionais e de apoio, reforçando o papel dos mentores na integração académica.
 

sape


Para além da intervenção preventiva, o projeto garante apoio psicológico individualizado e gratuito, tendo sido também disponibilizadas respostas de apoio psicológico em grupo, que complementam o acompanhamento em consulta. O SAPE mantém igualmente uma forte ligação à comunidade académica IPL – como Associações de Estudantes, FAIP, ATL “Brincar e Aprender no IPL” ou núcleos estudantis – e externa – como o Centro de Internet Segura, ou a PSP.

Em 2026, o projeto PSMBE vai continuar a desenvolver novas respostas, incluindo grupos de apoio online, iniciativas de combate ao estigma, reforço de competências socioemocionais e a atualização do regulamento do IPL para estudantes com necessidades educativas específicas, com o objetivo de melhorar a cultura inclusiva e as condições de inclusão no IPL.

Os estudantes que pretendam recorrer ao apoio psicológico podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário simples, sendo posteriormente contactados para uma entrevista de triagem, que permite avaliar a urgência e encaminhar para a resposta mais adequada.

Banner

Texto de MFC/GCI
Imagens de SAPE/SAS-IPL