10.05.2019
vencedor_credito_fablabbenfica.jpg

A ideia vencedora da maratona de empreendedorismo, que decorreu entre 7 e 8 de maio, partiu de três estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Carla Farinha, Joana Raimundo e Márcia Rodrigues receberam um prémio no valor de 300€ atribuído pela empresa Dinâmico e Soberano Unipessoal Lda.

A promotora da equipa vencedora, Carla Farinha, explica que a ideia “consiste no fabrico de mobília direcionada para crianças dos 0 aos 4 anos, que após essa etapa e através da mudança de ordem de peças se adapta à necessidade seguinte, tanto da criança como dos familiares. A estudante adianta que a visão da equipa para o futuro, “conforme o crescimento do mercado, é de expansão aumentando a oferta da marca de modo a que possamos inserir novos tipos de mobiliário”.

ace camp

O ACE Camp recebeu a inscrição de 55 estudantes, dos quais participaram 12. Deste grupo foram apresentadas sete propostas para o Pitch final. Ainda que inicialmente estivesse prevista a atribuição de um único prémio, o júri, constituído por Fernando Tavares (pelouro de Economia da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica), João Cabral (StartUp Sintra) e José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL, entendeu atribuir três, patrocinados pela entidade Dinâmico e Soberano Unipessoal Lda.

Para além de 3 CUTS que recebeu 300 euros, os projetos WAY SENSER de José Bica e ABRA.LAB de Luísa Pessoa, estudantes da Pós-graduação de Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) – Faculdades de Letras e Belas-Artes da Universidade de Lisboa, receberam 100€ cada.

Para José Bica, um dos participantes e premiados, “o ACE Camp é uma das iniciativas necessárias ao desenvolvimento do corpo académico, onde a partilha de ideias é estimulada e o contacto com o mundo do trabalho é iniciado”. O jovem empreendedor, cujo projeto consiste numa aplicação móvel com o objetivo de permitir orientação e navegação em tempo real, com recurso a tecnologia imersiva, refere a importância da participação na maratona para fundamentar e desenvolver a ideia. “Foram dados passos importante”, adianta.

O ACE Camp, maratona de desenvolvimento de ideias empreendedoras, dirigida aos estudantes do IPL, com o objetivo de fomentar um ambiente de partilha e interação decorreu durante duas manhãs e duas tardes, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).

Os participantes tiveram oportunidade de trabalhar ideias e desenvolver projetos, sob a orientação de vários parceiros: a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), a Mouraria Creative Hub (CIM), Fab Lab Lisboa, Start UP Sintra, Mercado de Inovação, Incubadora de São Domingos de Benfica e Portugal Ventures.

Paralelamente, os jovens empreendedores participaram em várias keynotes com a Bright Pixel, a Bright Lisbon Agency e Vítor Gonçalves, docente aposentado do IPL, da área do empreendedorismo. Puderam ainda assistir a algumas palestras, entre as quais sobre técnicas de Pitch.

O ACE Camp culminou com o concurso final, em que, para além do prémio monetário, os concorrentes foram convidados pelas incubadoras presentes a dar seguimento às ideias propostas. A ideia vencedora está automaticamente apurada para a final do Poliempreende Regional. Os segundos classificados podem vir a ser selecionados para o concurso Born From Knowledge, promovido pela Agência Nacional de Inovação. A ideia vencedora está automaticamente na final do Poliempreende Regional.

ace camp

Na maratona de empreendedorismo do ACE estiveram participantes da ESCS, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e ESELx.

Do programa do ACE Camp fizeram parte atividades paralelas, como ginástica e relaxamento no trabalho, conduzida por Luísa Pedro, docente da ESTeSL, uso da voz na comunicação promovida por Maria Repas Gonçalves docente da Escola Superior de Teatro e Cinema e uma aula de Yoga promovida pelo ÁSHRAMA Benfica, parceiro do Politécnico de Lisboa.

ace camp

José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do Politécnico de Lisboa para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, adianta que o segundo ACE Camp, “seguindo o modelo testado este ano”, vai decorrer em abril de 2020, numa Escola ou Instituto do Politécnico de Lisboa, a indicar futuramente.

Texto de CSS/GCI
Imagens de MN/GCI e FabLabBenfica