25.07.2022
Participantes da Academia Politécnico Lx nos serviços da presidência do IPL

O último dia da Academia Politécnico Lx, dinamizada pelo Politécnico de Lisboa e pela Fórum Estudante, teve início no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), passou por um passeio pela cidade de Lisboa e terminou com o jantar de despedida, nos Serviços da Presidência do IPL.

Para receber os alunos, o vice-presidente do ISCAL, Fernando Carvalho, reforçou a essência desta Escola: “uma casa que vos dá competências para atingir os vossos objetivos profissionais, com cursos relacionados com as ciências das empresas”.

Participantes da Academia Politécnico Lx no ISCAL com o vice-presidente Fernando Carvalho

Antes de passar a palavra ao presidente, Fernando Carvalho desejou aos jovens que tivessem “um dia bem divertido e que fiquem com uma ideia daquilo que pode ser o vosso futuro”. Já Pedro Pinheiro, presidente do ISCAL, aproveitou para deixar uma mensagem aos participantes: “façam escolhas conscientes e acertadas, mas persigam os vossos sonhos e procurem sentir-se realizados”.

Chegou a altura de passarem para a atividade desenvolvida pela professora Anabela Correia na ‘sala da criatividade’. Este momento foi “um jogo empresarial que consistiu em dividir os jovens por grupos para desenvolver um produto”, contou com o apoio de Filipe Inteiro, do gabinete de comunicação do ISCAL. Para o produto alimentar que desenvolveram, os participantes tiveram de escolher o nome, o público-alvo, desenvolver as cores, os rótulos, a marca e, no fim, apresentar a ideia a um júri e pedir um valor para investir.

Participantes da Academia Politécnico Lx no ISCAL

Prestígio no ensino e valorização no mercado de trabalho

Ainda antes do almoço, Catalin Schitco, ex-aluno da licenciatura Finanças Empresariais no ISCAL, deu a conhecer a sua experiência nesta Escola. Catalin confessou que “tudo o que havia da faculdade tentei aproveitar ao máximo”. Os principais pontos fortes desta Escola, de acordo com Catalin, são o “prestígio no ensino” e a “valorização no mercado de trabalho”. Após a conversa, os participantes realizaram um jogo para que pudessem descobrir qual o curso do ISCAL seria o mais ideal para si.

Após o almoço, os participantes deslocaram-se até à Praça do Comércio, local de início para um passeio por alguns pontos turísticos de Lisboa, como o Castelo de S. Jorge e o Miradouro de Santa Luzia.

Apresentações das quatro equipas da Academia Politécnico Lx no Palacete dos Serviços da Presidência do IPL

Para finalizar a semana, o Politécnico de Lisboa dinamizou uma sessão de encerramento, que contou com a apresentação de um espetáculo de cada equipa e com a entrega dos Prémios Sardinhas de Ouro, que distinguiram os participantes que mais se destacaram, de acordo com uma votação dos restantes.

“Esperemos estar cá para o ano para mudar a vida de mais 50 pessoas”

No jantar de despedida, os estudantes da academia assistiram ao vídeo resumo da semana, trocaram contactos com os restantes e mostraram-se bastante nostálgicos pelo fim da semana de atividades. Clara Santos Silva, do gabinete de comunicação do IPL, fez um balanço final desta academia: “sem dúvida respondeu, mais uma vez às expectativas. Tivemos um grupo muito interessado, muito coeso, deixou-nos muito felizes, por podermos mostrar de novo o nosso potencial, aquilo que as Escolas têm de melhor. Mostrámos que somos uma família”. Félix Pinéu, coordenador da academia, acrescentou ainda que “o balanço é muito positivo, temos 50 jovens impactados, de 50 escolas diferentes, e esperemos estar cá para o ano para mudar a vida de mais 50 pessoas, um caminho que temos feito com a ajuda do IPL”.

#1 dia de Academia Politécnico Lx 2022
#2 dia de Academia Politécnico Lx 2022
#3 dia de Academia Politécnico Lx 2022
#4 dia de Academia Politécnico Lx 2022

Flickr photos from the Academia Politécnico Lx album.

Academia Politécnico Lx | Dia 1 by Politécnico de Lisboa

Academia Politécnico Lx | Dia 1 by Politécnico de Lisboa uploaded on 01 Aug 2022

Academia Politécnico Lx | Dia 1 by Politécnico de Lisboa

Ver galeria de fotografias no Flickr