17.07.2018
dsc_1248.jpg

A variedade da oferta formativa do Politécnico de Lisboa (IPL) foi o que atraiu os 50 jovens participantes da Academia Forum Estudante que começou a 16 de julho. Vieram até à capital numa viagem que tem paragem nas 6 escolas e dois institutos superiores, em que se ramifica esta instituição de ensino, com direito a um passaporte e tudo para carimbar para a posteridade tal experiência única e gratuita.

Receção aos participantes

O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) foi o anfitrião do primeiro dia de atividades da Academia Politécnico Lx. É por lá, na Residência Maria Beatriz, que os 50 participantes desta experiência única, fruto de uma parceria com a Forum Estudante, ficam instalados. A 2.ª edição desta iniciativa representa «uma viagem», nas palavras de Vanessa Glória, responsável pelo Gabinete de Comunicação do Politécnico de Lisboa. E por isso foi concebido um passaporte para que os estudantes entre os 15 e os 18 anos possam, ao longo da semana, ir carimbando as competências exploradas em cada um dos 2 institutos e 6 escolas superiores, em que se desdobra esta «família» escolar da capital. Mas, atenção, «neste passaporte de competências falta uma... a diversão», frisou, na sessão de boas-vindas à comitiva, o vice-presidente do IPL, António Belo. «Queremos que se divirtam de uma forma proveitosa, que conheçam a diversidade de áreas da formação do IPL, que saiam daqui com a certeza do que querem ser e a certeza do que não querem ser, que façam novas amizades e abusem das relações interpessoais», desenvolveu ainda sobre esta academia que tem precisamente como lema: "Porque podes ser o que quiseres".

Interação entre os participantes

Depois do almoço seguiu-se a apresentação formal do ISEL, uma das maiores e mais antigas escolas de Engenharia do país, com 11 licenciaturas à escolha e uma taxa de empregabilidade superior a 90%. Civil, Eletrónica, Mecânica, Informática, Multimédia, Telecomunicações, Química e Biológica são algumas das variações da engenharia aqui contempladas, conforme explicou o presidente do ISEL, Jorge Sousa. O tipo de trabalho desenvolvido em algumas destas licenciaturas foi depois demonstrado aos 50 jovens desta academia, através de workshops, jogos e experiências sensoriais. Divididos em quatro grupos partiram À Descoberta da Engenharia, por exemplo jogando o ISEL Alive Let's Party – «uma espécie de Trivial Pursuit sobre diferentes áreas temáticas que vão da Matemática à Física, à Eletrónica, às Telecomunicações, aos Computadores ou à Gestão». Ali ao lado houve quem tentasse construir, em diferentes escalas, a famosa Ponte Leonardo da Vinci, sem recurso a qualquer ferramenta ou elemento de fixação. Mais simples de dizer do que de fazer. E ainda quem tentasse calcular o número Pi com a ajuda de um quadrado no chão e moedas. No outro canto, o espaço Onde Está a Química, fizeram-se experiências com antioxidantes e quantificantes eletrónicos. Já no recanto Física na Cozinha, provou-se que a água nem sempre ferve a 100 graus e que é possível medir a velocidade da luz com uma tablete de chocolate e um micro-ondas.

Participantes em atividade no Isel

No final do dia, em jeito de descontração, houve um drum circle, atividade de team buiding, a partir dos sons vocais e percussão. A ideia deste projeto de Pedro Lascas, músico e aluno da licenciatura em Música na Comunidade, é «utilizar a música para trabalhar valências humanas e profissionais». «A música é uma excelente ferramenta para trabalhar a psicomotricidade, a matemática, a linguística», diz-nos. Aqui trabalhou-se a desinibição através de três componentes: Vocal («já que é na voz que reside o nosso ser, é nela que estão os nossos bloqueios e certezas»), Corporal («para treinar a postura, seja num palco ou numa entrevista de emprego») e Musical («para exercitar a harmonia e o trabalho em equipa»). Todos saíram, como pedido, da sua zona de conforto nesta experiência musical em grupo. Amanhã as músicas serão outras.

Texto de Revista Forum Estudante
Fotos de Vera Ferreira