Passar para o conteúdo principal
26.05.2022
Tiago Guedes

É formado pela Escola Superior de Dança e foi bailarino e coreógrafo entre 2001 e 2013. Desde 2014 a dirigir o Teatro Municipal do Porto (TMP), de acordo com a imprensa francesa, Tiago Guedes assume as novas funções em Lyon, a tempo parcial, a partir de 1 de julho e a tempo inteiro a partir de 1 de setembro.

Durante o mandato à frente do TMP, que gere o Rivoli e o Campo Alegre, Tiago Guedes fundou o DDD, em 2016, e o Centro de Residências e Criação Artística Campus Paulo Cunha e Silva, que inaugurou em junho de 2021. No seu percurso já foi diretor artístico do Teatro Virgínia – Teatro Municipal de Torres Vedras e da Associação Cultural Materiais Diversos, da qual foi cofundador, bem como do festival com o mesmo nome.

Foi coreógrafo residente do Théâtre Le Vivat, em Armentières, França, entre 2006 e 2008, e na Galeria ZDB, em Lisboa. Iniciou os estudos artísticos aos seis anos, no Conservatório de Música Jaime Chavinha do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, em Minde, estudando música e mais tarde dança. “Um Solo”, “Um Espectáculo com Estreia Marcada”, “Materiais Diversos”, “Trio”, “Matrioska”, “Ópera”, “Coisas Maravilhosas” são algumas das mais conhecidas coreografias da sua autoria.

Foto de: Rui Oliveira