10.05.2024
Celebração 50 anos do 25 de Abril/ Apresentação da coleção Missão: Democracia, da Assembleia da República

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, o Centro de Línguas e Cultura do IPL- CLIC-IPL, organizou a apresentação da coleção Missão: Democracia, da Assembleia da República, realizada no passado dia 2 de maio de 2024, que deu a conhecer aos mais jovens os valores e conceitos essenciais da democracia, através de álbuns ilustrados.

lançamento coleção 50 anos do 25 de abril

Na sessão, realizada na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), participaram Catarina Sobral, autora e ilustradora; Dora Batalim Sottomayor, curadora da coleção, Sara Ludovico, coordenadora editorial da coleção, Alfredo Gomes Dias, professor da ESELx, que fez uma contextualização histórica do evento e Antónia Estrela, diretora do CLIC-IPL.

Durante a sessão foi ressaltada a relevância destas comemorações e de celebrar e honrar o legado da Revolução dos Cravos. A sessão constituiu-se como uma oportunidade para refletir sobre os valores da liberdade, igualdade e solidariedade e para renovar o compromisso com a construção de um futuro em que a educação, o conhecimento, as línguas e a cultura fazem parte do dia a dia de todos.

Consulte a coleção

Lançamento coleção 50 anos do 25 de abril

Foi também referida a importância dos livros e da leitura para a transmissão desses valores entre os mais jovens. A autora Catarina Sobral mencionou ainda o processo criativo do livro "Fantasmas, Bananas e Avestruzes", que explora o tema da lei, através da identificação do processo de construção das leis.