Passar para o conteúdo principal
11.10.2019

O Campus de Benfica do Politécnico de Lisboa recebeu, de 11 a 12 de outubro, a Maker Faire Lisboa, espaço expositivo onde se juntaram "uma série de entusiastas do Saber, Ensinar e Gostar de Fazer – Os Makers", para mostrar invenções e engenhos das mais diversas áreas, desde impressão 3D, robótica, programação, design, realidade aumentada, entre outros. 

Make Faire Lisbon Make Faire Lisbon
A feira contou com a participação de 
cerca de 50 expositores, entre quais as diversas oficinas de fabricação digital ou "Fab Fabs" a nivel nacional, instituições de ensino e ainda empreendedores particulares. 

Maker Faire Lisboa 2019

A inauguração da Maker Faire Lisbon, que decorreu na manhã do dia 11 de outubro, contou com a visita de Elmano Margato, presidente do IPL, o professor Carlos Pires, presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), os professores André Rocha e Nuno Silva, que coordenam a Fab Lab Benfica da ESELx e ainda representantes da Junta de Freguesia de Benfica. 

A Maker Faire Lisboa insere-se num dos maiores movimentos de Show&Tell (Mostra e Conta) do mundo. 
Entre workshops, entregas de prémios e atividades, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os equipamentos de fabricação digital como as impressoras 3D, robôs, trabalhos de eletrónica ou até peças de arte executadas por corte computadorizado. 

A organização do Make Faire Lisbon coube à equipa do Fab Lab Benfica, que aceitou o desafio de continuar o trabalho desenvolvido entre 2014 e 2017, quando o evento ainda era organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e diversos patrocinadores particulares, no Pavilhão do Conhecimento. Por sua vez, a
 Fab Lab Benfica, que desenvolve a sua atividade na ESELx, tem como objetivo permitir que "qualquer aluno ou docente tenha acesso a tecnologias que tanto poderão auxiliar o Design de Interação, Produto e Comunicação e as Artes Visuais e Multimédia, como também a conceção de novos artefactos didáticos, a formação avançada de professores."

Texto e Imagem MN/GCI