25.06.2018

Até 30 de junho, estudantes do ensino secundário e profissional, de norte a sul do país, podem candidatar-se à Academia Politécnico LX 2018. Com o mote “Podes ser o que quiseres”, a iniciativa promovida pelo Politécnico de Lisboa (IPL) e pela Fórum Estudante, pretende ajudar 50 estudantes a descobrir a sua vocação, através de atividades de aprendizagem e lazer. As inscrições são feitas através do site.

Academia Politécnico Lx

Durante cinco dias, 50 jovens portugueses têm oportunidade de participar em atividades ligadas ao mundo das artes, ciências da saúde, ciências empresariais, comunicação, educação e engenharia, que são promovidas nas diferentes escolas do IPL, bem como em alguns pontos turísticos e culturais da cidade de Lisboa. Uma agenda completa e diversificada, na qual os participantes têm oportunidade de confirmar as suas “paixões”, descobrir outras e perceber melhor o que querem fazer no futuro.

"A primeira edição da Academia Politécnico LX, que decorreu em 2017, excedeu as nossas expetativas quer em termos de candidaturas, quer ao nível do envolvimento e feedback que recebemos dos participantes. Esta é uma forma de darmos a conhecer a oferta formativa do IPL aos jovens estudantes, esclarecendo-os sobre as suas opções em relação ao prosseguimento de estudos no Ensino Superior, e incentivá-los a serem embaixadores do IPL, e das suas unidades orgânicas, junto da sua comunidade. Dado o sucesso de 2017, replicamos a fórmula em 2018", esclarece Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa.

Academia Politécnico Lx

Entre as atividades previstas para esta edição, destaca-se a experiência de TV, com os estudantes a assumirem o lugar de operadores de câmara, apresentadores ou a simulação de uma entrevista em ambiente de telejornal, masterclasses de dança, um drum circle onde se fomenta o team building, investigação criminal com recurso à ciência, construção da ponte Leonardo Da Vinci, algumas receitas saudáveis promovidas pela área de dietética e nutrição e muito mais.

A inscrição e participação é gratuita e aberta a todos os estudantes do ensino secundário e profissional, entre os 14 e os 18 anos. A 2.ª edição da Academia Politécnico LX vai decorrer, em Lisboa, de 16 a 21 de julho de 2018.

Academia Politécnico Lx

A primeira edição recebeu 574 candidaturas. Participaram 50 estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, oriundos dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Leira, Porto, Portalegre, Setúbal e Lisboa.

Fotos e vídeo: Fórum Estudante