09.12.2019
img_7689.jpg

Seguindo a tradição dos últimos anos, o IPL, promoveu, com o apoio da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), o Concerto de Natal do IPL, este ano a cargo da Orquestra de Sopros da ESML. O espetáculo decorreu a 6 dezembro, no Auditório Vianna da Motta da escola artística. Associado à iniciativa foi promovido pelo Grima – Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica um lanche internacional, no âmbito do qual, os estudantes internacionais do IPL puderam preparar pratos típicos dos países de origem.

Vale de Acór

Pelo segundo ano consecutivo, o IPL convidou a Associação Vale de Acór, para assistir ao concerto. Cerca de 50 utentes da associação sem fins lucrativos, que trabalha desde 1994, na luta contra a dependência de drogas e álcool, usufruíram dos mais de 60 minutos de música, proporcionada pela Orquestra de Sopros da ESML, constituída por cerca de 65 estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa, dirigida pelo maestro Alberto Roque.

Elmano Margato, presidente do IPL

Ao presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, coube dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos os que aceitaram o convite para usufruir do concerto, que quase lotou a maior sala da ESML.

Lanche Internacional

“O IPL aproveita este concerto de Natal para juntar os seus estudantes internacionais, muitos deles em programas de mobilidade, mas outros há, que, estudando nas nossas escolas, estão fora dos seus países, infelizmente, por motivos de guerra”, disse referindo-se à iniciativa promovida para o final do espetáculo.

Orquestra de Sopros da ESML

“Rapsódia em Chicago” foi o mote do concerto, numa clara alusão à participação do agrupamento artístico da ESML, no The Midwest Clinic International Band, Orchestra and Music Conference, que vai decorrer em Chicago de 18 a 21 de dezembro.

A Orquestra de Sopros, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e apoios da Fundação Luso Americana e Ordem dos Engenheiros Técnicos, é a única participante europeia.

Lanche Internacional

No final, o foyer da Escola Superior de Música de Lisboa, encheu-se de aromas e cores, proporcionados pelas iguarias preparadas pelos estudantes internacionais do IPL. Docentes, não docentes, estudantes nacionais e internacionais e os utentes da Vale de Acór, puderam desfrutar de um momento de confraternização e partilha, própria da época festiva que se aproxima.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de LR/GCI IPL