10.09.2020
Cavila

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está a promover, no âmbito da AULA CAVILA, dois cursos online nos campos da prevenção de quedas nos idosos e da epigenética. Esta é a primeira vez que uma Escola do Politécnico de Lisboa desenvolve cursos online para a associação Ibero-Americano do Ensino Superior.

Os cursos, ministrados no âmbito da parceria com a AULA CAVILA, têm como objetivo fomentar a cooperação entre instituições no desenvolvimento e uso de tecnologias educativas.

“Prevenir para não cair: Guia de exercícios para idosos” e “Introdução à Epigenética” resultam de uma aposta contínua da ESTeSL numa oferta formativa diversificada, acessível e flexível em novas plataformas. Estes são dois de quatro cursos programados até ao fim de 2020.

O curso “Prevenir para não cair: Guia de exercícios para idosos” tem a duração de 15 horas e as candidaturas podem ser efetuadas até 22 de setembro, estando o início da formação agendada para o dia seguinte.

Este curso tem como objetivo a realização de exercícios adequados para prevenir quedas, a realização de exercícios em segurança, a toma de medicação de forma segura e ainda a identificação dos alimentos mais adequados para manter os músculos saudáveis.

Já o curso “Introdução à Epigenética” traduz-se na “oportunidade para se iniciar na epigenética”, sendo que a identificação e avaliação das marcas epigenéticas “fornecem informações importantes para o diagnóstico e prognóstico de patologias como o cancro”.

A formação tem a duração de 18 horas e as candidaturas podem ser efetuadas até 30 de setembro, estando o início da formação agendada para o dia 1 de outubro.

A AULA CAVILA, à qual pertence o Politécnico de Lisboa, integra instituições de ensino superior sul americanas, duas portuguesas e uma espanhola. O objetivo da Associação passa por fomentar mecanismos para a cooperação entre universidades e organismos públicos, associações e empresas privadas, o desenvolvimento de um Campus Virtual Latino Americano com oferta formativa de mestrados e douramentos, entre outros temas.