01.03.2019
img_1917copy.jpg

No âmbito da estratégia de internacionalização do Politécnico de Lisboa nos países de expressão de língua portuguesa, uma delegação constituída pelo presidente e pró-presidente para a Qualidade do IPL, Elmano Margato e Helder Pita, respetivamente, deslocou-se a Timor-Leste para visitar algumas das instituições de ensino superior do país.

[caption]Elmano Margato em Timor Leste

Elmano Margato, presidente do IPL e o Reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, Francisco Miguel Martins

[/caption]

A comitiva iniciou a missão com um encontro na Universidade Nacional de Timor-Leste, realizado a 26 de fevereiro. O processo de cooperação, assente na mobilidade de estudantes e professores, foi um dos objetivos da reunião entre os líderes do IPL e os da universidade timorense, no seguimento do protocolo assinado pelas duas instituições na XXVI conferência da AULP - Associação de Universidades de Língua Portuguesa.

[caption caption="Elmano Margato, presidente do IPL e o presidente da Fundação KLibur Mata Dalan, Abel da Costa Ximenes"]Elmano Margato em Timor Leste[/caption]

A 27 de fevereiro, Elmano Margato foi recebido por Abel da Costa Ximenes, atual presidente da Fundação KLibur Mata Dalan, entidade que criou o Institute of Business (IOB) de Timor-Leste e pelo Reitor. Após a visita às instalações realizou-se uma reunião onde foram discutidas possíveis linhas de cooperação dando seguimento ao protocolo assinado em Lisboa em 2018. O intercâmbio de docentes, estudantes e a partilha de informação de relevo académico, científico e cultural, são alguns dos compromissos estabelecidos pelo protocolo.

[caption]Presidente do IPL em Timor

Presidente do IPL, Elmano Margato e Lucas Costa, reitor da Universidade da Paz

[/caption]

A 1 de março o presidente do Politécnico de Lisboa reuniu com Lucas Costa, reitor da UNPAZ - Universidade da Paz, uma das maiores universidades privadas de Timor Leste, com Campus em Díli e Liquiça. Na reunião foram discutidas formas de cooperação entre as duas instituições. Face à oferta formativa no Politécnico de Lisboa, a UNPAZ vai propor ações concretas a realizar no futuro.

[caption caption="Presidente do IPL, Elmano Margato, no Museu da Resistência com com um dos protagonistas da história de Timor-Leste"]Presidente do IPL em Timor[/caption]

No mesmo dia, a convite da reitoria da Universidade Nacional de Timor Lorosae, a delegação do IPL visitou o Museu da Resistência, onde está patente um acervo que relata a história recente do país. Na visita o presidente e pró-presidente do IPL foram acompanhados  por um dos protagonistas da história do país, que contou, na primeira pessoa, alguns detalhes que fundamentam a máxima “Resistir é Vencer”.