24.07.2020
es_logo_high_res-720480_copy.jpg

As Escolas Superiores de Educação de Lisboa, Tecnologia da Saúde de Lisboa e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa tiveram vários estudantes premiados pelo programa Eco Escolas, em praticamente todas as categorias a concurso.

A minha árvore nativa

A estudante Tatiana Pereira, da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da ESELx, foi a premiada da "Brigada da Floresta 2020 - A Minha Árvore Nativa" com um desenho Científico da espécie pinheiro manso.

Os suspeitos do costume

A atividade “Suspeitos do Costume” valeu ao ISCAL o 2.º prémio. O desafio que inicialmente consistia na monitorização dos resíduos nas escolas (espaços exteriores), praias, rios/ribeiras ou florestas e na comparação dos dados ao longo do tempo, sofreu as adaptações decorrentes da pandemia. Passou a consistir na elaboração de um cartaz com 5 resíduos habituais, em casa, e propostas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos.

Já na ESTeSL foram vários os prémios conseguidos em vários dos desafios a concurso. Aquela que foi a primeira escola do IPL a obter o galardão eco escolas, todos os anos marca presença nas atividades propostas pelo Eco Escolas, programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE.

Lisboa em Tecido

No desafio “Lisboa em Tecido”, a ESTeSL obteve o 3.º prémio no 2.º Escalão. A atividade consistiu na personalização de um pedaço de tecido inspirado na cidade de Lisboa, eleita a Capital Verde Europeia em 2020. A ideia era ver representado um monumento, jardim, parque, etc. da capital portuguesa. No total, participaram 54 escolas a nível nacional, divididas em dois escalões

Um vídeo sobre o ciclo de vida de uma embalagem colocou a ESTeSL no topo do 2.º Escalão referente ao ensino superior no desafio “Geração Verdão em Circulação”. Esta é uma atividade dinamizada em parceria com a Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens e tem como principal objetivo, trabalhar o conceito de economia circular, desafiando as escolas a investigar e representar o ciclo de vida de uma embalagem, recorrendo a vários formatos consoante o nível de ensino.

Os estudantes Andreia Coelho, Bruna Silva e Inês Rocha conseguiram o 1.º prémio no desafio “Gota de óleo à gota de biodiesel”.

Os resultados mostram o empenho por parte das escolas e institutos superiores em prol do ambiente, resultado de um trabalho colaborativo iniciado em 2019, com a adesão de toda a comunidade ao Programa Eco Escolas, com a assinatura, por parte do IPL, do Compromisso com o desenvolvimento sustentável e das metas definidas no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

ESTeSL dá cartas com Jovens Repórteres do Ambiente

Foram cinco os prémios conquistados por estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, no âmbito do Concurso Nacional Melhores Reportagens 2020. Ao todo foram 219 os trabalhos submetidos a concurso distribuídos por 6 categorias: artigo, fotografia, fotocampanha, videorreportagem, videocampanha e podcast.

Artigos Premiados

1.º classificado ex aequo | Estudantes Ana Carolina Barata; Joana Lobão; Mariana Rosa e Rita Prôa

1.º classificado ex aequo | Estudantes Ana Santos; Joana Ramos; Mariana Neves e Sérgio Santos

1.º classificado | Estudantes Diana Narciso; Catarina Carvalho e Inês Andrade