21.03.2023
Dia Mundial da Marioneta

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Marioneta, área à qual é inteiramente dedicada a pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas (PGMFA), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a única com estas características no ensino superior português. O curso, que integra o diretório mundial de escolas formadoras nesta área, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do Projeto Next Level Higher Education for All@ Politénico de Lisboa.

No âmbito das comemorações, é hoje apresentada, no Teatro Municipal São Luiz, às 18h, a programação do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA Lx), que vai decorrer entre 6 e 30 de Maio deste ano. Inseridos na iniciativa são dados a conhecer, dois livros: "Pensar a marioneta. FIMFA Lx. Conversas e reflexões", com coordenação de Catarina Firmo, Luís Vieira, Miguel Falcão (coordenador da pós-graduação da ESELx) e Rute Ribeiro, todos docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este livro foi desenvolvido a partir de um ciclo de conversas realizado na edição de 2021 do festival, do qual a Escola do Politécnico de Lisboa, através da pós-graduação, foi parceira. O segundo livro é "Matière, paysage et récit dans le théâtre de marionnettes", da autoria de Catarina Firmo, docente convidada do curso.

Dia Mundial da Marioneta

Na Casa de Teatro de Sintra está a decorrer um workshop sobre "Bonecos de Santo de Aleixo" (BSA), organizado no âmbito da PGMFA. Miguel Falcão, coordenador da pós-graduação da ESELx, considera ser “uma oportunidade rara para contactar “por dentro” com este património artístico português, do qual há registos desde o séc. XVIII e que, a partir do início da década de 80 do século XX, depois de adquirido à família proprietária pela Câmara Municipal de Évora, tem sido preservado e difundido através de espetáculos com repertório próprio por todo o mundo pela companhia Centro Dramático de Évora (CENDREV)”.

O workshop, que juntou durante duas semanas atuais e antigos alunos da pós-graduação Marionetas e Formas Animadas, tendo decorrido, hoje, a última sessão, é dirigido por José Russo, diretor do CENDREV e um dos cinco atores que se têm dedicado aos BSA nos últimos 40 anos, e que dominam toda a complexa "simplicidade" desta técnica, em que as marionetas de varas, manipuladas por cima, evoluem num retábulo sem paralelo e iluminadas por candeias de azeite.

Este ano, o mote para assinalar o Dia Mundial da Marioneta, celebrado um pouco por todo o mundo é “O apelo da floresta”.

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: MF/ESELx - PGMFA
Imagens: ESELx

Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia