22.05.2014
09052014-_mg_2315-2.jpg

Daniel Cardoso, diretor artístico do Quórum Ballet, Companhia de Dança Contemporânea de repertório, que se tem afirmado dentro e fora de Portugal, realizou um workshop de técnica e repertório na Escola Superior de Dança.

O dia começou com uma aula técnica de dança contemporânea. Os futuros bailarinos aprenderam algumas noções relevantes "úteis para aplicarem a nível profissional", refere Daniel Cardoso. Noções do uso do peso do corpo, gerar movimento estando relaxados, perceber onde começa e termina o movimento, foram algumas das aprendizagens partilhadas pelo coreógrafo com os finalistas da Escola Superior de Dança.

Após a aula de aquecimento os estudantes aprenderam um excerto do repertório da peça "NOUS - Inner Perception", exibida recentemente pelo Quórum Ballet.

A companhia de dança contemporânea conta com profissionais do extinto Ballet Gulbenkian, Peter Schaufuss Ballet, Companhia Nacional de Bailado e Martha Graham Dance Company e de alguns bailarinos licenciados pela Escola Superior de Dança.

Daniel Cardoso, cujo percurso profissional foi praticamente feito no estrangeiro, procura na formação que dá ensinar técnicas relevantes para um bailarino jovem.

“Lago dos Cisnes” foi um dos reportórios da Companhia de Dança com sucesso internacional que esteve em digressão na China. O coreógrafo concedeu ao espectáculo uma visão Contemporânea do bailado clássico.

A qualidade de trabalho é, na opinião do diretor artístico, a principal razão do sucesso do Quórum Ballet. Apesar do êxito da Companhia de Dança, criada em 2005, houve momentos, por questões financeiras, em que o projeto teve na eminência de terminar.

Texto e fotos de Vanessa de Sousa