17.09.2019
catia-rijo.jpg

A nomeação surgiu no âmbito da X International Conference on The Image, que decorreu em Manchester, no Reino Unido entre 5 e 6 de setembro. Cátia Rijo, professora no domínio das Artes Visuais Tecnologias e Multimédia da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), substitui David Cubby da School of Humanities and Communication Arts na University of Western Sydney, Austrália.

Cátia Rijo e David Cubby
Cátia Rijo e David Cubby,
anterior presidente da Image Research Network

A Image Research Network, definida como mais do que uma organização profissional, junta professores, investigadores e profissionais da área. A rede, que junta interesses comuns em torno da natureza e funções da criação e da imagem em sim mesma, foi fundada em 2010. Das atividades desenvolvidas de destacar a conferência anual, que consiste num fórum interdisciplinar assente em quatro pilares: internacionalismo, interdisciplinariedade, inclusão e interação.

Cátia Rijo é doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, mestre em Design Gráfico e licenciada em Design Visual pelo IADE - Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia. É coordenadora da linha de investigação em Artes e Design do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da ESELx, para além de investigadora do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Em 2016, fundou o DesignLab4u, um laboratório de investigação aplicada à prática e ensino do Design em contexto real, que oferece aos estudantes, a oportunidade de colaborar com projetos de trabalho profissionais e voltados para a comunidade em comunicação visual.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de Cátia Rijo