10.12.2018
img-20181129-wa0023-copy.jpg
A oportunidade surgiu de um convite feito pelo Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal, para participar num seminário para jovens jornalistas e estudantes de jornalismo de sete instituições de ensino portuguesas. A equipa está a preparar um episódio especial sobre as próximas eleições europeias, com estreia prevista a 22 de janeiro de 2019.

E2 em Bruxelas

Cristiano Costa e Luís Pinhão, estudantes de Jornalismo e Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social, respetivamente, foram os membros da equipa do E2 destacada para ir a Bruxelas, onde gravaram, entre 27 e 29 de novembro, várias entrevistas a eurodeputados no Parlamento Europeu (Marisa Matias, Nuno Melo, Paulo Rangel, Carlos Zorrinho, António Marinho e Pinto), nas quais questionaram sobre os desafios que a União Europeia atravessa.

E2 no Parlamento Europeu

Os estudantes tiveram, ainda, oportunidade de falar com jornalistas portugueses, correspondentes em Bruxelas como Rita Siza, jornal Público, Susana Frexes, da SIC e jornal Expresso, para perceber como os serviços de media da União Europeia preparam as próximas eleições europeias. Entrevistaram Raffaella de Marte, diretora da unidade dos serviços de media, e Gonçalo Gomes, o jovem português que incentivou mais de 500 pessoas a aderirem ao movimento "desta vez eu voto".

E2 em Bruxelas

Para Cristiano Costa, a "experiência em Bruxelas foi importante para pôr em prática algumas competências jornalísticas adquiridas em sala de aula, num contexto de total indefinição sobre o que é o futuro do projeto europeu. O jovem assegura que não podia ter sido mais positiva.

Já Luís Pinhão, desde que soube do convite, ficou "impaciente e eternamente grato". "Poder trabalhar de longe, junto de jovens jornalistas, em prol da sensibilização para a importância da votação europeia, fora da zona de conforto, com equipas profissionais do Parlamento Europeu, foi maravilhoso. Das melhores experiências que obtive até hoje", adianta.

Fonte: E2/ESCS

Imagens: E2/ESCS