A iniciativa reuniu dezenas de professores de Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) que, entre 26 e 28 de abril, participaram nas várias ações previstas no multifacetado programa, do qual fez parte uma sentida homenagem a Olga Prats, pianista e docente da instituição até 2008.


"O gesto traz a música e a música completa o gesto", foi uma das frases deixadas por Olga Prats no vídeo preparado para a apresentação de Fernando Pontes, docente da ESML e antigo aluno da pianista, que antecedeu a homenagem. A pianista é vista como grande impulsionadora da prática de música de câmara em Portugal. Na década de 70 fez parte do Opus Ensemble, o mais internacional e aclamado grupo de Música de Câmara português.
Na sessão de abertura do encontro anual do European Chamber Music teachers Association (ECMTA), para além da presidente da associação, esteve o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, que congratulou a inciativa e saudou os participantes e Paulo Pacheco, docente de Música de Câmara na ESML.