22.11.2022
Entrega de prémios do ACE Challenge 2022

O Politécnico de Lisboa entregou os prémios da 1.ª edição do concurso de ideias ACE Challenge, numa cerimónia realizada no dia 21 de novembro nos serviços da presidência do IPL com a presença da presidência do IPL, presidentes e representantes de várias escolas e institutos do IPL, patrocinadores e parceiros do programa de empreendedorismo.

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Professor Doutor António Belo, agradeceu aos parceiros da ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo: Caixa Geral de Depósitos, Delta Cafés e Politec&ID, aos envolvidos e felicitou os vencedores e os participantes. António Belo ressaltou, ainda “como é interessante a diversidade da natureza das ideias premiadas que vão desde o projeto vencedor, de cariz muito científico, até os outros que têm por base a questão dos afetos.”

Professor Doutor António Belo

Prémios

1.º prémio | BioColor

Rima Mansour e Caterina Serafinelli
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Prémio: 2.000€ | CGD

2.º prémio | Pet.Booking.pt

Elsa Guerreiro Moreno, Celeste Medley, Maria Encarnação Oliveira e Teresa Bento
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Prémio: 1.500€ | Delta Cafés

3.º prémio | MyTeddy

Jéssica Maria Lagos, Lara Amaral, Márcia Cardoso, Mariana Alves e Tatiana Parola
Escola Superior de Comunicação Social
Prémio: 1.000€ | Politec&ID

Satisfeito com os resultados alcançados nesta edição, José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo do IPL, refere não só a diversidade de ideias e produtos oferecidos, como também o facto dos projetos vencedores serem de 3 escolas distintas: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), o que revela diversidade de participação que o pró presidente espera ver consolidada na próxima edição do concurso de ideias.

José Cavaleiro Rodrigues

Os vencedores

O projeto Biocolor, vencedor do 1.º prémio, propõe encontrar soluções para um problema de saúde pública “Covid-19”. “Apesar do projeto exigir um investimento financeiro avultado, o montante recebido do prémio é o ponto de partida para tornar o projeto em realidade.”, referiu Caterina Serafinelli, estudante de doutoramento da Universidade Nova de Lisboa, que constituiu equipa com a estudante de mestrado Rima Mansour do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Caternina Serafinelli

Destinado a um mercado em crescimento, o projeto Pet Booking.pt, premiado com o 2.º lugar, propõe digitalizar os serviços de cuidados com animais de estimação. Para Teresa Bento, uma das autoras do projeto, o desafio surgiu da necessidade pessoal das participantes na qualidade de tutoras de animais. Já com a marca registada, a equipa vai começar por fazer um projeto piloto na região de Lisboa e Porto para analisar a reação do mercado, enquanto isso planeiam fazer crowfunding e neste momento já apresentaram candidatura para uma linha de apoio do IAPMEI, explica Teresa Bento.

Teresa Bento do Pet.Booking.pt

Concebido no âmbito da disciplina de Empreendedorismo, a ideia My Teddy, que conquistou o 3.º lugar, propõe conceber peluches com roupas de bebé que já não têm utilidade. Jéssica Lagos, disse que “não estava nada há espera do prémio. A ideia de surgiu porque a minha irmã foi recentemente mãe, e começou a guardar as roupas do bebé como recordação.” Atualmente o protótipo do My Teddy já está a ser concebido pela mãe de uma das estudantes que é costureira.

Jéssica Maria Lagos do MyTeddy

Sobre o Ace Challenge

Recorde-se que o ACE Challenge é o concurso de ideias do Politécnico de Lisboa, sendo uma das iniciativas integradas na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, que surgiu em 2019, com o objetivo de incentivar, com recursos próprios, o espírito empreendedor dos estudantes e capacitar os participantes das várias iniciativas, para o desenvolvimento de projetos que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das escolas do Politécnico de Lisboa.

Flickr photos from the Prémios ACE Challenge 2022 album.

Ver no flickr

Texto de VG/GCI IPL