24.10.2019
img_3361.jpg

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) assinalou o início do ano letivo com uma sessão solene dedicada ao tema "E-learning", que culminou com a apresentação do primeiro curso "online, aberto e massivo", de "Introdução à Epigenética". A cerimónia decorreu no auditório da ESTeSL, no dia 22 de outubro, e contou com a presença de Elmano Margato, presidente do IPL, Maria Beatriz Roda, presidente da Associação de Estudantes da ESTeSl, Anabela Graça, presidente da ESTeSL, entre outros representantes e membros da comunidade académica do Politécnico de Lisboa.

Sessão solene ESTeSL Anabela Graça, presidente da ESTeSL

Elmano Margato, no discurso que abriu a sessão solene, dirigiu-se aos novos alunos da ESTeSL: "A todos vós quero agradecer a opção por um curso desta escola e garantir-vos que a qualidade do ensino aqui praticado é um garante do vosso bom  esempenho profissional futuro. Desejo-vos, pois, as maiores felicidades para a realização e concretização das atividades letivas que agora iniciam."

A cerimónia contou com diversas intervenções que incidiram no ensino à distância na Web 2.0, nomeadamente a apresentação "E-Learning: Mitos e Factos", de Teresa Cardoso, professora da Universidade Aberta e ainda, a comunicação "NAU - Sempre a Aprender", de Rui Ribeiro & Pedro Cabral, da FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional.

"Introdução à Epigenética" é o 1.º curso online desenvolvido no Politécnico de Lisboa e que utiliza a plataformaNAU – Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências”, desenvolvida pela FCCN. O curso foi apresentado pelos docentes da ESTeSL, Edna Ribeiro e Renato Abreu.

A parceria entre o IPL e a FCCN resulta de um protocolo celebrado, em Julho de 2019, que disponibiliza uma infraestrutura técnica de publicação e serviços de acompanhamento de cursos para grandes audiências. Segundo a FCCN, através da plataforma NAU, "as instituições de ensino superior passam a dispor de um meio com grande impacto que permitirá chegar a novos alunos, fazer divulgação científica e aumentar a visibilidade internacional." No final de cada curso, mediante bom aproveitamento, é disponibilizado um certificado de conclusão.
O curso online de "Introdução à Epigenética"  vai ser disponibilizado, brevemente, no site https://lms.nau.edu.pt/. As inscrições estão abertas até 5 de janeiro de 2020.

Texto e Imagem MN/GCI