08.02.2024
Pódio com entrega de medalha de ouro dos 3 primeiros lugares - natação

Os estudantes-atletas do Politécnico de Lisboa destacaram-se no Campeonato Nacional Universitário nas modalidades de Ginástica em Trampolins e Natação (Piscina Curta). A competição realizou-se em Vila do Conde e em Matosinhos no mês de novembro do ano passado.

Na modalidade de Ginástica em Trampolins participaram vinte atletas a nível nacional. Simão Brito, estudante do 2.º ano da licenciatura de Engenharia Mecânica, do ISEL conquistou a medalha de bronze na categoria de Trampolins (TRI) Individual.

Pódio dos vencedores da categoria Trampolins

No Campeonato Nacional Universitário de Natação (Piscina Curta), em Matosinhos, esteve presente uma comitiva de dez estudantes-atletas do IPL, acompanhados pela FAIPL - Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa.

Desta comitiva destacou-se a equipa que alcançou o 3.º lugar no pódio de Estafetas 4x50m Estilos (Feminino) composta pelas atletas Carolina Viana (2.º ano da licenciatura em Fisiologia Clínica, na ESTeSL), Sofia Rodrigues (2.º ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia, na ESCS), Andreia Alves (2.º ano da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, na ESCS) e Bruna Riesenberger (2.º ano do Mestrado em Tecnologias Clínico-Laboratoriais, ESTESL). Nesta categoria competiram 12 equipas.

Podio de estafetas do Campeonato universitario

A estudante Carolina Viana destacou-se ainda pela sua prestação na categoria 400m Livres (Feminino) por ter conquistado o 1.º lugar nesta prova onde competiram 12 atletas. Para a atleta do IPL: “Ser estudante-atleta exige um grande rigor e disciplina, uma grande conciliação entre os estudos, treinos, vida pessoal, horários e constantes escolhas no dia a dia.” Carolina Viana refere ainda que: “O desporto no IPL é como um reconhecimento do nosso trabalho e demonstra que se houver organização é possível alcançar uma interligação positiva entre a vida académica e a vida desportiva.”

Foto de Carolina viana na categoria 400m Livres (Feminino) - 1 lugar

Na modalidade de Natação (Piscina Curta) do Campeonato Nacional Universitário participaram também os seguintes atletas do Instituto Politécnico de Lisboa:

• Joana Fernandes Vicente | ESCS | Licenciatura em Publicidade e Marketing | 2.º ano | PROVA: 50m Livres.
  • Rafael Rodrigues Jacinto | ESCS | Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial | Concluiu o curso no ano passado | PROVAS: 200m Estilos, 400m Livres.
  • Mariana Tenorio Alves | ESCS| Licenciatura em Audiovisual e Multimédia | 2.º ano | PROVAS: 50m Livres.
  • Mariana Miguel Nogueira Ganhão | ESCS| Licenciatura em Audiovisual e Multimédia | 2.º ano | PROVAS: 50m Livres, 4x50m Estafetas Livres.
  • Yonina Brancourt | ISCAL | Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais | 1.º ano | PROVAS:  50m Costas, 50m Mariposa, 4x50m Estafetas Livres
  • João Feijóo Passos de Matos Fidalgo | ISEL | Licenciatura em Engenharia Civil | 3.º ano | PROVAS: 50m Livres, 100m Livres.

Texto de BG e MS/GCI IPL
Imagens de Federação Académica do Desporto Universitário (FADU)