Passar para o conteúdo principal
09.02.2024
Grupo de estudantes da ESCS em projeto com professores da universidade de Oslo

Parceria entre Escola Superior de Comunicação Social e Oslo Metropolitan University, financiada pelo programa EEA Grants, aposta na formação de estudantes de Jornalismo, na área do jornalismo climático.

Dois alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social e as docentes que integram o projeto Jornalismo Climático na Universidade, estão em Oslo, na semana de 5 a 9 de fevereiro, para dar início ao intercâmbio que ligará a Escola Superior de Comunicação Social e a Oslo Metropolitan University em 2024. No âmbito desta iniciativa bilateral, a coordenadora do projeto, Vera Moutinho, professora da licenciatura em Jornalismo, Gabriel Miraldo, aluno do 3ºano de Jornalismo, Maria Maia, aluna do 1ºano de mestrado, bem como as docentes Fátima Lopes Cardoso e Fernanda Bonacho, coordenadoras dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Jornalismo respetivamente, estão em Oslo com a  equipa norueguesa para discutir os desafios do jornalismo climático. 

Reconhecendo que atualmente o jornalismo climático apresenta desafios para os jornalistas, pelo seu carácter complexo, transversal e multidisciplinar, a ESCS pretende dar um contributo sólido para o desenvolvimento de competências essenciais nos jovens jornalistas durante o seu percurso no ensino superior.

 

Image
Equipa portuguesa da ESCS na Oslo Metropolitan University

 

Em Oslo, a equipa portuguesa da ESCS está já a desenvolver trabalho com a equipa norueguesa, que inclui três docentes - Andreas Ytterstad, Ingerid Salvesen e Anders Gjesvik-  e dois alunos. As docentes da ESCS participam durante a semana em aulas do curso de Jornalismo e os estudantes portugueses e noruegueses estão a produzir reportagens conjuntas sobre a crise climática, aprofundando a relação entre os dois países nesta temática.  Os trabalhos vão desenvolver um tema que une Portugal e a Noruega nos desafios que as alterações climáticas colocam a ambos os países, tendo também em vista possíveis soluções e boas práticas. As reportagens serão posteriormente publicadas em parceiros de media em Portugal e na Noruega.

 

Image
Grupo de estudantes da ESCS em reportagem com professores da universidade de Oslo

 

Ao longo da semana decorrem vários eventos, entre eles um encontro na embaixada portuguesa em Oslo com o embaixador Pedro Pessoa e Costa e um encontro com o Instituto de Jornalismo Norueguês. A equipa norueguesa visitará a ESCS no início de Março, onde, além de outras actividades, decorrerá  um seminário sobre jornalismo climático que juntará estudantes e jornalistas, assim como investigadores, cientistas, activistas e organizações não governamentais na área do ambiente. 

O projeto decorre ao abrigo do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu como forma de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

 

Sobre o Programa EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt

Image
Programa EEA Grants

Texto e Imagens do Projeto "Jornalismo Climático na Universidade"