06.04.2018
1460631226_find2016_homepage-1.jpg

Durante dez dias, de 6 a 16 de abril, um grupo de 16 estudantes da licenciatura, em Teatro, da Escola Superior de Teatro e Cinema, vão participar no FIND+, Festival for International New Drama, integrado no conceituado Schaubühne Berlin. Os estudantes, acompanhados pelo vice-presidente da ESTC, Álvaro Correia, vão participar em vários workshops, grupos de discussão e performance que, decorrem ao longo dos 10 dias do festival.

Esta é a 18.ª edição do FIND+, cujo tema é The Art of Forgetting, e conta com a participação de escolas de Teatro muito conceituadas a nível internacional, tais como o Conservatoire Paris, Universität der Künste Berlin (UdK) Berlin, Ernst-Busch School de Berlin e a NY/Manhattan University.

No festival vão ser apresentadas, pela primeira vez, inúmeras produções oriundas de vários cantos do mundo. De acordo com a organização do festival, o ponto de partida desta edição é o desejo utópico de superar traumas, apagando, intencionalmente, a memória individual ou coletiva. Mas esse antigo sonho do Homem  de curar através do esquecimento, rapidamente resulta na reabertura inadvertida de feridas antigas e na perda de identidade pessoal e cultural. As produções do FIND opõem-se a esta "arte de esquecer", fazendo do teatro uma arena de recordação.

Para Álvaro Correia, vice-presidente da Escola Superior de Teatro e Cinema, é um orgulho, a instituição ter sido convidada para participar no festival. "A ida ao FIND+ vai proporcionar aos nossos estudantes a participação num importante espaço de reflexão, partilha e diálogo, transcendendo as fronteiras linguísticas nacional e culturais. Será também uma oportunidade única para conhecerem e aprenderem com alguns dos mais importantes criadores do Teatro Contemporâneo", afirmou o dirigente da ESTC e diretor do Departamento de Teatro.

Texto de CS/GCI