O Politécnico de Lisboa (IPL) acolheu, no espaço Artes, em Benfica, o evento “Fórum Urbano – Cidades Inclusivas”, que consistiu na apresentação de um manual de desenvolvimento local inclusivo que tem como principal objetivo a participação de pessoas com deficiência visual, auditiva e surdo cegueira nos processos de desenvolvimento local.
A iniciativa, realizada no Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro de 2025, resulta de uma organização conjunta da Locals Approach, Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), Casa Pia de Lisboa (CPL), a Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC) e a Associação Cultural de Surdos da Amadora (ACSA).
O presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, deu as boas vindas aos mais de 80 participantes e reforçou o compromisso da instituição na dinamização de iniciativas que contribuam para a inclusão e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento urbano.

Após a sessão de jogo a iniciativa terminou com um espaço para conclusões onde também foram apresentadas as próximas etapas para fortalecer a participação inclusiva.

Texto de MFC/GCI
Imagens de Instituto Nacional para a Reabilitação