25.07.2018
180719_tomada_posse_faipl-25.jpg

João Ferreira, estudante da Escola Superior de Comunicação Social, é o novo presidente da Federação Académica do Politécnico de Lisboa (FAIPL). A tomada de posse dos novos orgãos sociais da estrutura estudantil, decorreu nos Serviços da Presidência do IPL, a 19 de julho de 2018,  onde marcaram presença várias associações de estudantes do IPL, de Lisboa e federações académicas.
António Belo, vice-presidente do IPLque presidiu à cerimónia de posse, congratulou os novos membros da direção "pela FAIPL contar, pela primeira vez, com a participação de todas as associações de estudantes do IPL", destacando a dificuldade em "conciliar a vida de estudante e dirigente associativo".

FAIPL
João Ferreira
, recém-presidente empossado, no seu discurso de agradecimento, descreveu a FAIPL como "uma federação que representa 1300 alunos, mas que pouco, ou nada, pode fazer se não houver dedicação para conhecer os estudantes e compreender as suas necessidades". O estudante afirmou, ainda, a importância de "criar uma rede de laços fortíssimos entre todos os seus associados" para que os alunos do IPL possam usufruir da "melhor experiência possível ao passarem pelo ensino superior."

Os estudantes Tiago Diniz e Patrícia Castro assumiram, respetivamente, a direção da mesa de assembleia geral e do conselho fiscal. A lista completa dos novos orgãos sociais da FAIPL pode ser consultada online.

Paulo Maciel, antigo vice-presidente da FAIPLPaulo Maciel, ex vice-presidente da FAIPL, nas palavras de João Ferreira, teve um papel fundamental no mandato anterior da estrutura estudantil.

A tomada de posse dos novos orgãos sociais da
FAIPL contou ainda com a presença dos membros das direções das escolas e institutos do IPL, dos Serviços de Ação Social, bem como representantes do Conselho Geral do IPL, Junta de Freguesia de Benfica e Associação+ Benfica. Estiveram também representadas diversas associações e federações académicas tais como a Associação Académica de Lisboa (AAL), a Federação Académica de Lisboa (FAL), Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) e a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL).

Oficialmente constituída a 12 de julho de 2013, a FAIPL assume como missão defender os interesses dos estudantes do ensino superior politécnico pertencentes às escolas do Politécnico de Lisboa, nos diversos órgãos locais e nacionais, contribuindo para o espírito de união, solidariedade e convívio entre as Associações de Estudantes do IPL. As principais atividades desenvolvidas pela FAIPL têm como objetivo promover iniciativas culturais, desportivas e recreativas e fomentar a discussão de temas de interesse estudantil, nomeadamente questões educativas, de ação social escolar e saídas profissionais.

Texto: MN/GCI
Fotos: MN/GCI