Passar para o conteúdo principal
28.11.2019
img_6879.jpg

A ação decorreu nas instalações do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), onde docentes e não docentes do Politécnico de Lisboa puderam conhecer melhor o serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos letivos, e posterior disponibilização na Internet, com fácil integração em sites institucionais ou em sistemas de e-learning, disponibilizada pela Unidade FCCN – Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

fccn formacao

A iniciativa surge de um protocolo de colaboração no âmbito do serviço Educast, estabelecido com o Politécnico de Lisboa, que permite o acesso de todos os utilizadores da comunidade académica do IPL. A formação foi dirigida aos profissionais de comunicação, de audiovisual e informática, dos Serviços da Presidência do IPL e Unidades Orgânicas, tendo sido aberta a docentes que tenham mostrado interesse em conhecer as principais mais-valias da plataforma, como ferramenta de suporte ao ensino e aprendizagem.

Nelson Dias da FCCN

Na ação, ministrada por Nelson Dias, gestor de Serviços de Vídeo, Área de Serviços Avançados da FCCN, foram dadas a conhecer as funcionalidades do Educast, bem como, o workflow de trabalho em contexto educativo, tornando os participantes aptos a gravar e publicar conteúdos audiovisuais na plataforma de forma autónoma. 

O Politécnico de Lisboa está cada vez mais a apostar nas ferramentas digitais como componente pedagógica e de disseminação de conhecimento, a em resposta à globalização e evolução tecnológica.

Paralelamente à adesão ao Educast, o IPL assinou uma parceria de adesão à Nau, uma outra plataforma da FCCN, cujo objetivo passa por promover a divulgação de conteúdos, nomeadamente, cursos destinados a grandes grupos, de natureza formativa, educativa, científica ou cultural. Nesta plataforma inserem-se os MOOC – Cursos Online Abertos e Massivos, nos quais o Politécnico de Lisboa está a dar os primeiros passos, por iniciativa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

 

"Introdução à Epigenética" é o 1.º curso online desenvolvido no Politécnico de Lisboa e que utiliza a plataforma NAU. Com o objetivo compreender as modificações do genoma (cromatina e DNA) que não envolvem alterações na sequência do DNA, o curso destina-se a todos os cidadãos, preferencialmente com conhecimentos em biologia, interessado na epigenética. No final é obtido um certificado de participação do curso, após conclusão de todos os módulos, e do teste de avaliação com aproveitamento superior a 75%.

O curso que inicia a 6 de janeiro de 2020, já está em fase de inscrições para todos os interessados. A ESTeSL já tem em preparação mais dois MOOC's na área da Saúde.

Educast

NAU

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de LR/GCI IPL

 

 

Image
Image