10.11.2016
_mg_8233.jpg

O Professor coordenador da Área Departamental de Engenharia da Eletrónica Telecomunicações e Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboado Instituto Superior de Engenharia de Lisboa passa a liderar a área da Qualidade do Politécnico de Lisboa, fazendo parte da equipa de 4 pró-presidentes do Politécnico de Lisboa.

Helder Pita é licenciado em Engenharia Informática e doutorado em Engenharia Electrotécnica, na especialidade de Robótica e Manufactura Integrada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Com uma vasta experiência em cargos de gestão, o Pró presidente para a Qualidade já foi membro da Comissão de Gestão do Centro de Cálculo do ISEL, presidente do Departamento de Engenharia da Eletrónica Telecomunicações e Computadores em 1995 e entre 2005 e 2006, vice-presidente da Área Departamental de Engenharia da Eletrónica Telecomunicações e Computadores entre 2008 e 2009, membro da Comissão Coordenadora do mestrado em Engenharia Informática e Computadores de 2010 a 2014 e Vice-presidente do ISEL para a área Técnico-científica de 2012 a 2014.

Ocupa atualmente o cargo de vice‑presidente da Ordem dos Engenheiros Técnicos, do Comité Nacional da Fédération Européen des Associations National de Ingénieurs e integra o seu National Monitoring Committe. Integra o Conselho Consultivo da Associação para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

É coautor da publicação “Processo de Bolonha e as suas implicações para os Engenheiros Técnicos”, tendo coordenado em 2005 a definição dos “Atos de Engenharia”. Foi ainda cofundador, sócio e dirigente de várias associações culturais e de educação, entre as quais a Cooptécnica Gustave Eiffel em 1989, na qual foi o primeiro diretor pedagógico.