29.11.2023
Ilha da Biodiversidade chega ao Campus de Benfica

No dia 25 de novembro, nasceu no Politécnico de Lisboa uma micro-floresta urbana. Foram plantadas 150 árvores/arbustos de 24 espécies nativas, em 50 metros quadrados, seguindo o método de plantação Miyawaki. A nova ilha da biodiversidade localizada, junto à Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), na colina adjacente à 2.ª Circular, pretende reduzir o ruído dos automóveis, combater a poluição do ar, criar um corredor ecológico e promover a relação da comunidade académica com a biodiversidade.

A plantação da nova micro-floresta de alta densidade e de rápido crescimento foi concretizada por mais de 50 voluntários, entre adultos e crianças, da comunidade académica da ESCS, bem como, colaboradores da Noesis Portugal e da Valorsul.

Plantação da nova micro-floresta no Campus de Benfica

Nas palavras de Cláudia Silvestre, Coordenadora do Conselho Eco-Escolas da ESCS, “a plantação da ilha da biodiversidade é uma iniciativa de grande relevância para o Conselho Eco-Escolas da ESCS, pois desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, nomeadamente, na educação ambiental e na conservação da biodiversidade. Também esperamos contribuir para despertar consciências para um futuro mais verde e incentivar outros a seguir o nosso exemplo”.

Esta ação decorreu sob a orientação da equipa técnica das Ilhas da Biodiversidade, projeto que visa restaurar a vegetação natural e aproximar as pessoas da natureza. O composto utilizado para fazer nascer a micro-floresta foi cedido pela Valorsul. A manutenção do espaço e o tratamento da plantação será da responsabilidade dos membros do Conselho Eco-Escolas da ESCS.

Ilha da Biodiversidade chega ao Campus de Benfica

Vítor Gordo, responsável pelo projeto Ilhas da Biodiversidade, refere que “as Ilhas de Biodiversidade são ideais para ambientes urbanos porque criam mini florestas densas, mesmo em locais muito pequenos. Essas florestas de <bolso> contribuem para a saúde e o bem-estar locais, reduzem as temperaturas urbanas e podem ajudar a mitigar os impactos das mudanças climáticas.”

Equipa da ESCS/IPL | Ilha da Biodiversidade chega ao Campus de Benfica

A micro-floresta resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa, as Ilhas da Biodiversidade e a Noesis Portugal, uma consultora que atua no mercado das Tecnologias de Informação.

Texto de DR/GCI IPL
Imagens de Vitor Gordo Photography