21.11.2019
9_conferencia_forges_1_of_3.jpg

O Politécnico de Lisboa participa na 9.ª Conferência da Forges, de 20 a 22 de novembro, na Universidade de Brasília, com apresentação de três comunicações nas áreas da comunicação, internacionalização e empreendedorismo. Nesta edição pretende-se refletir sobre “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”, procurando abordar a forma como as instituições de ensino superior têm atuado e podem atuar, no sentido de promover valores como a democracia, ética,  liberdade, responsabilidade social, pensamento científico e crítico, com influência nos campos político, social e cultural.

Do programa do evento, organizado pela Universidade de Brasília, em parceria com Instituto Federal de Brasília, constam mais de uma centena de comunicações e 3 mesas redondas. O Politécnico de Liboa esteve representado em várias sessões paralelas ao longo da conferência.

[caption caption="Vanessa Glória, responsável pela comunicação do IPL apresentou \"A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade, a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa\""]vanessa gloriaVanessa Glória, responsável pela comunicação do IPL apresentou "A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade, a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa"

"A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade, a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa" foi o tema do artigo apresentado, da autoria de Vanessa de Sousa Glória, Clara Santos Silva, Linda Redondo e Marco Nunes.

Patrícia Almeida, responsável pelos Serviços Académicos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), apresentou a comunicação intitulada "As relações institucionais como instrumento de promoção do desenvolvimento social e humano".

"O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismo." da autoria de Rute Agostinho, José Cavaleiro Rodrigues e Joana Rodrigues, foi o tema exposto pela responsável do Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL, Rute Agostinho.

rute agostinhoRute Agostinho, responsável do Gabinete dos Projetos Especiais e Inovação apresentou a comunicação  "O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismo"

Na abertura da Conferência Forges, que coincidiu com o dia da consciência negra,  Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordou o papel social das universidades. O investigador em políticas públicas para a educação reconheceu a existência nos dias de hoje de um debate político que questiona as atribuições das universidades e que pocura inseri-las numa perspetiva utilitarista o que, na sua opinião, despreza a capacidade dessas instituições de interagir com a sociedade e agir em prol do desenvolvimento humano.

conferencia forges aberturaLeher referiu também o papel de destaque das universidades no debate de temas de relevância social, política e econômica, bem como em momentos de grandes transformações na sociedade, dando o exemplo da influência no movimento de maio de 1968 em diversos países e na inserção da França na Revolução Industrial. O investigador destacou ainda os avanços científicos promovidos em questões de saúde pública, educação, mudanças climáticas e produção de energia.

“Em um espaço curto de tempo, a expectativa de vida da sociedade saiu de 40 para chegar a 80 anos em alguns países. Grande parte dos conhecimentos que estão possibilitando esse aumento estão presentes nas universidades. Essa expectativa, no entanto, é muito desigual em outros países, e deve seguir mobilizando nossa inquietação ética”, referiu o palestrante.

“Estamos num momento de muita controvérsia sobre o porquê e para que servem as universidades.”

O ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Leher incentivou os pesquisadores e gestores de universidades de diversos países a refletirem sobre a função social das instituições de ensino superior.

Texto de VG/GCI-IPL