15.04.2019
img_1030.jpg

O Politécnico de Lisboa (IPL) e a Comissão Fulbright assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de estreitar a colaboração entre Portugal e os Estados Unidos da América, ao nível do ensino superior, através da atribuição de bolsas de intercâmbio para docentes. A assinatura do protocolo teve lugar na Fundação para a Ciência e Tecnologia, no dia 12 de abril, na abertura da  8.ª edição do Forum Fulbright Portugal.

IPL e Comissão Fulbright assinam protocolo

Da esquerda para a direita: Todd Miyahira, Oficial de Relações Públicas da Embaixada Americana em Portugal, Elmano Margato, presidente do IPL e Otília Macedo Reis, Diretora Executiva da Comissão Fulbright Portugal. A representar o IPL, estiveram também presentes Cristina Perdigão, vice-presidente do IPL, Fernando Melício, pró-presidente do IPL e Carla Ruivo, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica do IPL.

A Fulbright Award in Communication & Media studies, prevista no protocolo de cooperação, vai permitir colocar docentes americanos em atividades de ensino, por períodos de 3 meses, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), durante os anos letivos de 2020 a 2021. Este protocolo surge no seguimento da colaboração contínua entre o IPL e a Comissão Fulbright, que a 16 de maio de 2017, estabeleceu um plano de atribuição de bolsas nas áreas das Artes Performativas.

A 8.ª edição do Fórum Fulbright permitiu  ainda o contacto e a partilha de ideias entre os participantes do Programa Fulbright e a comunidade em geral.

Jun Okadadocente bolseira em Artes Performativas no Politécnico de Lisboa, da State University of New York at Geneseo, partilhou a sua experiência enquanto docente em mobilidade na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL e apresentou a comunicação "Amália Rodrigues and Hollywood: a discursive analysis of mid-century portuguese film fan magazines".

Jun Okada, docente bolseira em Artes Performativas do IPL