15.05.2023
bike raid IPL

A iniciativa Bike Raid, organizada pelo Eco IPL e 7 Eco Escolas, com o apoio dos SAS-IPL, realizou-se na manhã de sábado, 13 de maio, com cerca de duas dezenas de participantes, que aceitaram o desafio de pedalar cerca de 16 km. Celebrar a data do nascimento do Marquês de Pombal (precursor da aula de comércio) e promover a mobilidade suave na cidade de Lisboa foi o principal objetivo.

O circuito definido pela organização iniciou na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, no Parque das Nações e terminou no Campus de Benfica do IPL, com a realização de um almoço convívio. Pelo percurso foram feitas paragens no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, para além de uma passagem pelo Vale do Silêncio e pelo Parque da Bela Vista, com uma paragem no Parque Urbano Vale da Montanha. O final do percurso, antes da chegada ao Campus de Benfica do IPL, fez-se junto ao Parque Florestal de Monsanto.

No Parque Urbano Vale da Montanha, António Alexandre da URBEM e biólogo da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, apresentou aos participantes, o projeto da "Floresta Rápida de Lisboa", com mais de 2000 metros quadrados, onde se pretende fazer crescer florestas naturais, biodiversas e totalmente nativas.

bike raid IPL

As Eco Escolas: Escola Superior de Comunicação Social; Escola Superior de Educação de Lisboa; Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa; Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, os Serviços de Ação Social do IPL e o Eco IPL uniram esforços para promover a iniciativa Bike Ride IPL, como forma de reforçar boas práticas na promoção de uma melhor qualidade de vida.

bike raid IPL

O Politécnico de Lisboa está comprometido com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS) investindo em iniciativas no campo da Sustentabilidade Ambiental e Saúde da comunidade académica, de que é exemplo a Bike Ride IPL, enquadrada em 5 ODS: Educação de qualidade; Cidades e Comunidades sustentáveis; Ação climática; Proteger a vida terrestre e Parcerias para a implementação dos objetivos.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens Eco IPL e Eco-Escolas