14.06.2022
ISEL Green week

Enquadrada no programa Eco-Escolas, a primeira edição da ISEL Green Week decorreu de 23 a 27 de maio, uma iniciativa dedicada ao tema da sustentabilidade ambiental e social, que integrou atividades desenvolvidas pela comunidade no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em áreas tão distintas como a Água, Energia, Resíduos, Ar, Alimentação, Biodiversidade, entre outros.

Do programa da semana dedicada à sustentabilidade ambiental fizeram parte diversas iniciativas, tais como tertúlias, exposição de trabalhos de estudantes,construção de um hotel de insetos e plantação de árvores no campus, em Marvila. Foi também organizada uma feira de produtos sustentáveis com aposta em pequenas empresas locais: Luadia Terapias; Mundo Vegetariano; Os Doces do João; Outros Montes, Pikikos; Solua Natura; True Munchies; Whinotsoda e Wops, cujo foco passa por  ter produtos com menor impacto ambiental.

ISEL Green Week

Paralelamente foram dinamizados workshops sobre compostagem e transformação de óleos usados em biodiesel e dois webinars: um sobre “Outras fontes de água” que contou com Ana Galvão do IST, Pedro Sampaio da Oficina da água, Hugo Silva do ISEL e Ana Paula Maló da APA como oradores. O segundo webinar pretendeu ser uma reflexão sobre “voluntariado e sustentabilidade social” e contou com Isabel Castro Fernandes da Refood, Susana Cravo da Kutsaca, Jorge Pina da Associação Jorge Pina, Cristina Simões do Centro de Promoção Social Prodac e Austin Silva Mota da Serve the City, como oradores.

ISEL Green Week

No último dia da ISEL Green Week decorreu um torneio de futebol ao ar livre, associado a um ambiente de convívio e animação musical, com oferta de comida vegetariana e bebidas artesanais. Foi ainda organizado um peddy-paper para recolha de resíduos no campus do ISEL e exibido um filme (com óculos de realidade virtual), com o apoio da pela Câmara Municipal de Loures sobre gestão de resíduos. O dia terminou com um lanche e a atuação da Estudantina do ISEL.

Fazendo jus à temática associada à iniciativa, a organização assegurou o baixo impacto ambiental da mesma, através da redução da quantidade de papel associada ao evento e não permitir o uso de plástico de uso único nas várias atividades.

ISEL Green Week

A ISEL Green Week é uma das várias iniciativas levadas a cabo pela instituição para a comunidade académica, que a organização conta repetir nos próximos anos, como forma de consciencializar estudantes, docentes e não docentes para a necessidade de promover ações consistentes para mitigar as alterações climáticas e dar visibilidade às boas práticas e aos trabalhos desenvolvidos pelo ISEL, quer a nível curricular quer a nível extra-curricular.

No campo da reflexão, implementação e sensibilização da comunidade para medidas que promovam a sustentabilidade ambiental e social da instituição e que contribuam, ativamente, para a redução da pegada de carbono, o ISEL tem, também, apostado em parcerias com instituições, tais como: Câmara Municipal de Lisboa; EPAL; Junta de Freguesia de Marvila; Desafio Vegetariano Portugal; Valorsul; Terra Composta, entre outras.

Fonte: ISEL
Imagens: Serviço de Comunicação e Imagem / ISEL