Passar para o conteúdo principal
16.05.2017
banner_koha.png

O Politécnico de Lisboa (IPL) recebe, nos dias 18 e 19 de maio, a Conferência 10 anos do KOHA em Portugal que vai decorrer no Auditório Vítor Macieira, na Escola Superior de Comunicação Social. O evento reune perto de duas centenas de participantes com o objetivo de promover a comunicação de boas práticas e a troca de experiências entre bibliotecas.

Paul Poulain, um dos maiores especialistas no desenvolvimento do software KOHA é o principal orador da conferência. A sua dedicação na divulgação do programa, tornou-o responsável pela adequação do sistema ao formato UNIMARC. Desde então, tem desenvolvido novas funcionalidades e foi o responsável pela gestão e disponibilização das versões 2.0, 2.2, 3.8 e 3.10.

No dia 18 de maio, são apresentados casos práticos, havendo espaço para a intervenção de empresas de serviço de apoio ao KOHA. No dia seguinte, o evento conta com diversas apresentações de caráter técnico e um debate alargado sobre as perspetivas de consolidação do programa na comunidade nacional.

O KOHA é um Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas (SIGB) open-source. Criado por uma empresa neozelandesa, este software veio dar resposta às numerosas necessidades e dificuldades provocadas pelas limitações dos SIGB existentes na altura.

Nos últimos dez anos, a disseminação do KOHA em Portugal tem sido crescente. Atualmente, é atualizado em bibliotecas da Administração Central (8), Autarquias e Rede Escolar (17), Universidades (11), Politécnicos (11) e ainda em outras organizações (6).  

Programa