26.10.2020
Livro: Teatro de Marionetas e Formas Animadas - Teorias e Práticas

Com coordenação dos docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), Miguel Falcão (Prof. Coordenador) e Catarina Firmo (Prof.ª Convidada), o livro, foi lançado a 13 de outubro, no Festival Internacional de Marionetas do Porto, sob chancela da editora Companhia das Ilhas e inclui, entre os autores dos 11 capítulos, professores da ESELx, investigadores de outras instituições de ensino superior e criadores de diferentes estruturas artísticas.

“Este livro é o resultado de um conjunto de felizes encontros e de uma vontade comum de estudar e promover as marionetas e as formas animadas. Começou a ser esboçado em 2016, ano em que foram tomadas duas iniciativas relevantes, em diferentes contextos”, referem os coordenadores na introdução da obra.

Estas “iniciativas relevantes” referem-se, por um lado à entrada em funcionamento da Pós-Graduação em Marionetas e Formas Animadas na ESELx, por outro ao reconhecimento da especificidade das artes da marioneta no contexto dos estudos teatrais, no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

“Marionetas e Formas Animadas”, apresenta-se como resposta ao apelo de revalorização das marionetas e formas animadas, que alia, necessariamente, as vertentes da criação, da investigação e da formação, cuja confluência tem dado origem à recuperação ou preservação de tradições e à renovação ou disseminação de práticas artísticas. Se as marionetas e as formas animadas têm sido, elas próprias, para muitos, e ainda hoje, “coisas inquietantes” (seja porque desafiam os limites do humano, seja porque a vida que adquirem põe em causa antíteses como animado/inanimado), descobri-las e estar na sua presença — por acaso ou de forma intencional — pode ser também, e cada vez mais, um inquietante desafio.

O livro está disponível em várias livrarias e online.

Texto de CSS/GCI IPL