Passar para o conteúdo principal
14.09.2022
estudante sentados num auditório a sorrir

A segunda edição do Programa MENTori@IPL, que visa reforçar as estratégias de integração e vivência académica no ensino superior, iniciou, este mês, com a realização de duas sessões destinadas a mentores, nos dias 8, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e 13, na Escola Superior de Comunicação Social, com uma boa adesão por parte dos estudantes que manifestaram interesse em ser mentores dos colegas que ingressam no ano letivo 2022-23.

 

Image
mulher de pé a falar junto a um palco

 

Rute Agostinho, pró-presidente do IPL para o Sucesso Escolar e Competências Transversais iniciou cada uma das sessões de formação dedicadas aos mentores, agradecendo aos participantes a disponibilidade e interesse em fazer parte do programa do Politécnico de Lisboa. “Não é fácil entrar numa instituição nova, grande e com muitos desafios pela frente”, reconheceu a coordenadora do programa.

Na primeira sessão de formação desta edição foram recebidas mais de 90 inscrições, na segunda ação, mais de 100, muitos dos quais foram mentorandos em 2021. Cada sessão decorre ao longo de um dia, sendo a manhã dedicada às apresentações e reflexão, em grupo, sobre o papel do mentor e a tarde reservada para as sessões paralelas, nas quais os mentores, trabalham de forma mais concreta a concretização do programa em cada Escola, que passa pela constituição de uma rede de apoio.

 

Image
estudantes sentados num auditório

 

Jaden Gomes é estudante do 2.º ano da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Participou na 1.ª edição do Programa MENTori@IPL como mentorando e este ano quis aderir como mentor. Para esta decisão pesou “a forma como a minha mentora apoiou e ajudou ao longo do ano foi fundamental para a integração rápida que tive”, refere o estudante. O jovem realça, ainda, como fator que o levou a inscrever-se, “a vontade de ajudar e ter um impacto positivo na escola e nos estudantes que a compõem e ser um facilitador para os novos estudantes, mas também aprender com eles novas perspetivas é o que espera desta segunda edição da MENTori@IPL”.

 

Image
alunos de pé a falar para plateia

 

Sobre o Programa MENTori@IPL

O programa do Politécnico de Lisboa é uma iniciativa “de alunos para alunos, feito por alunos, iniciada na instituição, em 2021, cujo ponto central é estabelecer relações entre mentores (mais experientes) e mentorandos (recém-chegados).

Nas sessões de formação de 8 e 13 de setembro, Catarina Teixeira, psicóloga do ISEL e um dos elementos da equipa do programa, explicou aos participantes de que forma a relação entre mentor e mentorando vai permitir que um novo aluno se sinta “acolhido e integrado e que acabe por depois ter a sua própria rede de relações, a nível social e pessoal”. A técnica ressalta o impacto direto do programa no sucesso académico e na diminuição nas taxas de retenção e abandono.  

 

Image
mulher a falar de pé para um auditório

 

Para além das vantagens para os novos alunos, Catarina Teixeira realça a oportunidade, para os mentores, de desenvolver competências transversais para além das apreendidas durante o curso, nomeadamente - o que fazer para gerir um conflito, resolver um problema e mostrar empatia, perante situações que lhes vão ser apresentadas.

Sendo o pilar da MENTori@IPL a relação inicial entre mentor e mentorando, não é o objetivo final, que passa, mais, pela oportunidade dada ao mentorando de estabelecer outras relações e começar a construir a sua própria rede de apoio. “Um sentimento de integração e acolhimento não depende de uma só pessoa”, diz a psicóloga. “Conhecer outras pessoas é fundamental para que os mentorandos façam o seu próprio percurso académico”, adianta. Em suma, o programa do IPL visa ser uma rede de colaboração e entreajuda, na qual o papel do mentor também é passar informações práticas.

Ao longo de cada edição do programa implementado nas Escolas aderentes: Escola Superior de Comunicação Social, Escola Superior de Dança, Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, são organizadas várias atividades e workshops, opções e oportunidades para desenvolver novas competências ao longo do ano.

 

Image
mulheres em pé a falar para uma plateia

 

Equipa do Programa MENTori@IPL que organizou as sessãos de formação:

Rute Agostinho | pró-presidente do IPL
Susana Encarnação | Politécnico de Lisboa
Conceição Soares | Serviços de Apoio Psicológico e Educativo - SAS IPL
Alexandra David | ESCS
Ana Gama | ESELx
Susana Torres | ESELx
Ana Margarida Costa | ESTeSL
Marco Caetano | ESTeSL
Cândida Godinho | ISCAL
Sónia Vaz | ISCAL
Cristina Borges | ISEL
Catarina Teixeira | ISEL
Rita Pereira | ISEL

Flickr photos from the 2.ª Edição do Programa Mentori@IPL album.

IMG_2150 by Politécnico de Lisboa

IMG_2150 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2152 by Politécnico de Lisboa

IMG_2152 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2149 by Politécnico de Lisboa

IMG_2149 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2148 by Politécnico de Lisboa

IMG_2148 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2146 by Politécnico de Lisboa

IMG_2146 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2145 by Politécnico de Lisboa

IMG_2145 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2214 by Politécnico de Lisboa

IMG_2214 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2165 by Politécnico de Lisboa

IMG_2165 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2212 by Politécnico de Lisboa

IMG_2212 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022

IMG_2211 by Politécnico de Lisboa

IMG_2211 by Politécnico de Lisboa uploaded on 13 Sep 2022


Ver galeria no flickr

 

Texto de CSS/GCI IPL
Fotos de DS e CSS/GCI IPL

Image
Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia