O Politécnico de Lisboa manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Professor João Maria Mendes (1948-2025), antigo Presidente da Escola Superior de Teatro e Cinema, função para a qual tomou posse em janeiro de 2015.
Na ESTC, coordenou a área de Argumento Cinematográfico, co-coordenou a área de Estudos em Cinema e desempenhou ainda funções como Presidente da Comissão Científica de Cinema e vice-presidente do Conselho Científico bi-departamental. Foi membro fundador do Centro de Investigação em Teatro e Cinema (CITECI) e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da investigação em cinema no Politécnico de Lisboa e em Portugal.
A sua obra “Sentidos Figurados, Cinema. Imagem. Simulacro. Narrativa”, publicada na coleção Estudos e Reflexões do Politécnico de Lisboa, sintetiza uma década de trabalho e reflete a proximidade entre a sua escrita, a sua prática pedagógica e a forma singular como entendia a narrativa. Autor de uma obra vasta, que inclui títulos como “Por Quê Tantas Histórias?”, “Conta Lá” e “A Mulher do Terrorista”, foi distinguido com o Prémio «Ler» do Círculo de Leitores.
À família, amigos e colegas, apresentamos as nossas sentidas condolências.